O óleo de Neem (ou nim) extraído da semente do fruto da árvore de mesmo nome, nativa da Índia, é muito conhecido por suas propriedades medicinais e terapêuticas e pode ser usado no dia a dia por conta dos seus inúmeros benefícios. 

O óleo de Neem pode ser utilizado como inseticida orgânico, podendo ser aplicado em plantas para combater pragas e fungos patogênicos; serve como ingrediente nas indústrias farmacêuticas e de produtos de limpeza, já que possui ação antifúngica, antibacteriana, antiviral, antisséptica e anti-inflamatória. Além disso, pode ser usado em plantações, é eficaz no tratamento de doenças de pele, indicado para o tratamento de pés e unhas, principalmente no caso de frieiras, e tantos outros benefícios. 

Dentre eles, o óleo de Neem também pode ser usado no cuidado com o seu cão. Isso porque o produto é uma espécie de pesticida de origem vegetal e pode promover a saúde do seu animal, desde que aplicado corretamente, uma vez que usado de forma errada, pode causar diversos problemas de saúde para o seu pet. O produto é praticamente atóxico, mas sempre deve ser diluído da forma correta antes de ser aplicado no animal. 

Benefícios

Devido às propriedades antifúngicas e antibacterianas, quando aplicado nos animais de estimação, esse óleo afasta pulgas, carrapatos e sarnas, além de proporcionar brilho ao pelo do animal. 

Como dito, é necessário diluir o produto em água ou no shampoo e sabonete do pet e usar na hora do banho. Além disso: 

  • Ajuda a manter mosquitos e outros insetos afastados dos cães e da casa;
  • Alivia coceira e irritação na pele do animal;
  • Pode ser usado na cicatrização de cortes e feridas e na limpeza de áreas infectadas;
  • Trata infecções cutâneas diversas;
  • O óleo de Neem pode ser pulverizado em ambientes e animais contaminados por infestações de pulgas e carrapatos, mosca do chifre, piolhos etc;
  • O pó de Neem (Azadirachta indica), misturado à alimentação, atua como um fitoterápico eficaz;
  • Pode ser usado como vermífugo e reforça o controle de pragas e outros parasitas.

O óleo de Neem é biodegradável e não é bioacumulável, sendo inofensivo ao meio ambiente. Lembre-se de utilizar o óleo puro e 100% natural, livre de substâncias químicas nocivas à saúde.

Além disso, mesmo sendo um medicamento natural, sempre converse com  o veterinário antes de usar qualquer tipo de medicamento no seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *