Eles são fofos, dóceis (alguns mais que outros), carinhosos, mas na hora de cuidar dos felinos, até o tutor mais experiente pode cometer alguns deslizes e acabar pecando pelo excesso ou falta em algumas situações. 

Alguns cuidados básicos com os felinos no dia a dia podem facilitar a criação e adaptação do animal. Em alguns casos, os gatos chegam a ser tratados como cachorros e isso pode comprometer o desenvolvimento do animal. No geral, os  gatos costumam ser bem mais reservados, independentes e priorizam muito sua privacidade. 

Criar um animal de estimação não é uma tarefa simples. Requer tempo e esforço do tutor que também vai precisar de paciência. Para te ajudar, listamos 6 erros mais comuns ao criar um gato que devem ser evitados. 

1. Não castrar

Alguns tutores têm receio quanto ao procedimento, mas a castração traz vários benefícios para o animal. Evita gravidez indesejada, previne de várias doenças, provoca mudanças no comportamento e outros fatores. A castração é um dos procedimentos mais recomendados pelos veterinários. 

2. Não escovar os pelos

Os gatos adoram se lamber, esse é o “banho” deles. No entanto, eles podem acabar engolindo uma grande quantidade de pelos e isso pode ocasionar problemas desde vômitos até a obstrução do trato digestório do animal. Por isso, é importante escová-lo no mínimo uma vez por semana.

3. Não vacinar e vermifugar

A ida ao veterinário é extremamente importante para saber se o animal saudável. Com dois meses de idade, o filhote deve receber a primeira dose da tríplice ou quádrupla felina e duas doses de reforço. Aos três meses de idade já pode ser aplicada a vacina anti-rábica (AR). A vermifugação pode ser iniciada aos 15 dias de vida.

4. Oferecer leite na fase adulta

Quando ainda são filhotes, é super normal e aceitável, afinal muitos podem ter se separado das mães antes do ideal e ainda estão no processo de amamentação. Porém, essa atitude na fase adulta do animal pode fazer muito mal à sua saúde. É que quando crescem, a alimentação dos felinos muda completamente e muitos se tornam intolerantes à lactose

5. Deixar o gato ir para a rua

Solto nas ruas, o gato pode ser vítima de maus tratos, ter contato com animais doentes, brigar com outros animais, engravidar (no caso das fêmeas não castradas), e até se perder na volta pra casa. Tenha sempre redes de proteção, coloque brinquedos que prendam sua atenção e o divirta em casa. 

6. Dar mais comida que o necessário

É sempre bom lembrar que os gatos têm uma tendência à obesidade, já que são animais que não se exercitam tanto quanto os cães, por exemplo. Um animal acima do peso pode desenvolver doenças graves como diabetes, cálculos urinários, dores articulares e problemas de pele.

Por isso, tenha em mente que ele deve ter uma alimentação balanceada e além disso, colocar brinquedos pela casa para que ele se movimente o máximo possível, também pode ajudar nesse processo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *