Em todo canto é possível encontrar um da raça. Por ser uma mistura de raças, os vira-latas são chamados de  é SRD (sem raça definida) e cada pet destes é único, devido a sua combinação de genes e mistura de raças ser totalmente exclusiva.

Mas a raça se torna o menor dos detalhes quando falamos de um animal dócil, carinhoso e companheiro como são, cada um com seus mais  diversos tamanhos e cores.

É importante esclarecer que vira-lata não significa cão de rua. Felizmente isso vem sendo desconstruído já que muitas famílias estão adotando esses cães e contribuindo para diminuição da taxa de abandono desses animais. 

Pensando nesse verdadeiro amor de quatro patas, selecionamos algumas curiosidades sobre o SRD.  Algumas delas você já deve conhecer, mas outras podem te surpreender. 

1. Brasileiro

Os vira-latas são cães 100% brasileiros. Em outros os cães de raças misturadas são chamados de “mixed breed”, mas só no Brasil existem os vira-latas que conhecemos.

2. Saúde

O cão vira-lata resiste a um número maior de doenças e condições adversas do que cães de raça. Isso porque eles já passaram por uma seleção natural e sobrevivem aqueles mais fortes e saudáveis.

3. Adaptação

Justamente por não terem características muito definidas, os vira-latas têm uma capacidade maior de adaptação em qualquer lugar. Os cães de raça, tendem a ter um pouco mais de dificuldade e não se adaptam a qualquer tipo de lar.

4. Olfato apurado

O olfato do vira-lata é imbatível. Eles têm o olfato super apurado para conseguirem detectar alimento em sacos e latas de lixo e garantir sua sobrevivência.

5. Comemoração

Sabia que os vira-latas têm dois dias no ano só para eles? Em 2005, a protetora de cães e ativista Collen Paige resolveu criar duas datas para celebrar os cães vira-latas: 31 de julho e 2 de dezembro.

6. Encomendar análise genética

É isso mesmo, é possível encomendar uma análise genética do seu vira-lata. Algumas empresas disponibilizam análises genéticas dos cães sem raça definida. Eles usam o DNA do cachorro para descobrir as raças que configuram os vira latas, contudo estes são testes ainda um tanto limitados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *