Sabia que os animais assim como os seres humanos, também podem sofrer com crises de ansiedade? E esses distúrbios são bem mais comuns do que se imagina. O melhor amigo do homem já não é mais visto apenas como um animal que guarda a casa, mas sim um ente querido. Essa relação humanizada com o pet acaba desencadeando uma dependência emocional e assim iniciam os primeiros sinais de ansiedade no animal, além de hiper apego e depressão. 

Dentre os sintomas mais comuns podemos citar lambedura excessiva da pata, comportamento eufórico, necessidade de marcar território em vários cantos da casa ou até mesmo no próprio dono, esses são alguns dos sintomas de ansiedade canina, que podem afetar a saúde do animal.

Além destes podemos citar o excesso de latido, principalmente quando o animal está sozinho, o que se caracteriza também pela síndrome do abandono, que ocorre quando o dono sai de casa e o pet acha que foi abandonado, latindo incansavelmente até que seu tutor volte para casa. 

Fatores de risco

A ansiedade canina pode ser desencadeada por diversos fatores como traumas, medos, ausências dos tutores, falta de liderança, distúrbios comportamentais e fobias relacionados a eventos negativos que ocorreram muitos anos antes. 

Esses distúrbios podem se manifestar a qualquer momento no cão, seja durante uma crise de ansiedade por estar longe do dono ou ansiedade por conta do barulho, falta de atividades e lazer e até mesmo falta de convívio com outros animais, por exemplo.

A ansiedade faz com que os animais fiquem com a imunidade baixa, além de afetar os hormônios, neurotransmissores e outras substâncias químicas no organismo dos pets.

Essa inquietação nos animais eleva os níveis de cortisol que podem desencadear doenças nos rins, como insuficiência renal, e por estar ansioso demais pode desenvolver ainda gastrite crônica. 

Tratamento

Como os distúrbios da ansiedade podem se manifestar em diferentes situações, é necessário buscar ajuda de um médico veterinário para que ele possa indicar o melhor tratamento para o seu pet de acordo com o caso dele. O uso de medicamentos só deve ser ministrado com orientação de um médico.

Mas algumas ações podem minimizar os sintomas da ansiedade, como: 

  • Passear com o cachorro em áreas públicas – onde ele possa ter contato com outros animais; 
  • Fazer atividades com bolinhas e outros objetos em casa; 
  • Ensaiar as saídas de casa e ir aumentando o tempo de permanência fora gradativamente, para que o animal entenda que você sempre vai voltar; 
  • Deixar vários brinquedos interativos para que ele possa se distrair; 
  • Tenha paciência e não o force a fazer algo que ele tenha medo.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *