É um pouco complicado quando vemos o nosso cãozinho e ele está com aquele olhar “triste” pedindo um pedacinho do que estamos comendo. Tem gente que se comove e não consegue resistir. Mas assim como os gatos, alguns alimentos são considerados proibidos para os cães.

Muito daquilo que consumimos, quando dado aos cachorros, podem desencadear sérios problemas de saúde e levar inclusive à morte do animal. É necessário consultar um especialista para que ele indique o melhor tipo de ração, vitaminas, petiscos, próprios para o cãozinho.

É importante levar em consideração quais os alimentos são proibidos e prejudiciais para a saúde dos cães. Confira a lista:

1. Chocolate

Para nós é uma deliciosa sobremesa, para os cães pode se tornar um alimento fatal. Isso porque o chocolate possui uma substância chamada teobromina, similar à cafeína. Ela pode provocar diarreia, convulsões, intoxicação, alergias, vômitos até mesmo em pequenas quantidades.

2. Laticínios

Sabia que a maioria dos cães é intolerante à lactose? O leite é muito útil enquanto os animais são filhotes, e se alimentam diretamente da mãe. Na fase adulta, alimentos à base de leite podem provocar diarreia, gases, problemas digestivos e pedras nos rins.

3. Abacate

O alto teor de gordura do abacate é prejudicial para os doguinhos. Eles podem ter dor de estômago, vômitos e pancreatite. Além das toxinas presentes na polpa e na casca da fruta para os animais, caso ele chegue a ingerir, o caroço pode sufocá-lo e provocar um bloqueio no intestino.

4. Cebola e alho

Esses alimentos são prejudiciais para o seu cão, porque causam a destruição de células vermelhas no sangue, e provocam anemia e danos aos rins. Os cachorros podem apresentar fraqueza, dor de estômago, sangue na urina, no entanto, infelizmente os sintomas costumam aparecer somente após três ou quatro dias.

5. Uvas

As uvas ou uva passas podem causar insuficiência renal precoce nos animais. Além disso, favorecem o desenvolvimento de insuficiência hepática, vômitos, diarreia e em alguns casos causar até mesmo a morte do animal.

6. Ossos

Parece meio incomum que os ossos façam mal aos cães, né? Mas fazem sim. Isso porque eles podem causar lesões nos dentes e na boca. Os ossos também quando muito pequenos, podem ficar colados na parede do estômago, ou provocar uma hemorragia caso seja muito pontiagudo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *