É tão bom chegar em casa e encontrar o seu pet de banho tomado, todo cheirosinho. E esses cuidados vão muito além de uma questão estética. A falta de banhos nos animais de estimação, os deixam com mal cheiro, além de aumentar os riscos de problemas de saúde e atrair parasitas.

Os hábitos de higiene com os pets também devem ser redobrados em tempos de pandemia, lavando sempre bem as mãos antes e depois de ter contato com o animal, seja gato ou cachorro. Veja alguns cuidados na hora da higienização dos pets.

1. Banhos

A recomendação é que o cachorro tome banho de 15 em 15 dias. A exceção para pelo menos uma vez por semana, deve ser aplicada naqueles animais que tenham doenças cutâneas ou se sujaram em parques, praças, quintal.

Já os gatos precisam de menos banhos, já que praticam sua própria limpeza. Por isso a recomendação é pelo menos uma vez por mês.

Os filhotes, devem ter pelo menos 2 meses de vida completos para terem o primeiro banho.

2. Escovação

A escovação é um processo muito importante durante a higienização dos animais. Deve-se escovar os bichanos para retirar os pelos mortos e as impurezas mais profundas. Pode ser feita nos dias de banho do animal.

3. Ouvidos

Durante o banho dos pets é necessário ter cuidado com os ouvidos para que não entre água e assim evite a inflamação no aparelho auditivo do animal, conhecida como otite. Para isso, o recomendado é colocar um algodão limpo em cada uma das orelhas e só retirar depois do banho.

4. Olhos

Os olhos do seu animal de estimação devem ser higienizados caso haja excesso de secreção ou apresente alguma lesão. Quando acontecer, o ideal é usar soro fisiológico ou água filtrada com uma gaze por exemplo.

5. Patas

Após o passeio com o animal, pode-se utilizar lenços umedecidos próprios para pets, para evitar a umidade das patas. Os cães costumam transpirar pelos coxins (patas), e se houver acúmulo de umidade pode desenvolver um quadro de pododermatite fúngica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *