Eles são considerados filhos, e quando ficam doentes, nos deixam bem preocupadas também. Os gatos podem ser acometidos pela gripe dos gatos e passar por um tremendo mal estar por conta da doença. A Rinotraqueíte ou também conhecida como gripe felina, é uma doença que pode causar muito incômodo aos bichanos e precisa ser cuidada da forma correta. 

Apesar de ser considerada comum, a rinotraqueíte pode evoluir e ocasionar complicações mais graves, levando e inclusive o animal a óbito se não tratada a tempo. Mesmo que apresentem sintomas semelhantes a uma gripe comum em humanos, especialistas afirmam que a doença não pode ser chamada assim já que os agentes causadores são bem diferentes. 

Causas

A doença pode acometer felinos de todas as idades, e é causada por agentes patológicos como herpesvírus e/ou pelo calicivírus felino, além da Bactéria Chlamydophila felis. A doença é transmitida através do contato direto entre os gatos. Um bichano doente em contato com um saudável, passa a doença através de fluídos como saliva, corrimento nasal ou ocular. Como os gatos adoram se lamber, a doença é considerada bastante contagiosa. 

No caso do herpesvírus, ela costuma se instalar nas mucosas nasais, traqueais e conjuntivas. Já o calicivírus, além destas localizações, também pode se expandir para os pulmões ou na mucosa oral.  

Sintomas

Entre os principais sintomas da rinotraqueíte estão: 

  • espirros constantes;
  • corrimento nasal;
  • falta de apetite;
  • febre alta;
  • prostração; 
  • conjuntivite.

Constatar alguns desses sintomas pode ser difícil, por isso é ideal observar bem os comportamentos do bichano. Se perceber que ele está mais apático, triste, leve-o ao veterinário.

Tratamento

O tratamento para a rinotraqueíte de gato consiste em uma rotina de cuidados em casa para combater a infecção como: hidratação, alimentação adequada, e em alguns casos o uso de antibióticos para infecções secundárias, mucolíticos,antitérmicos, analgésicos e estimulantes de apetite. 

Além disso, mantenha a carteirinha de vacinação do seu pet em dia. A vacina ajuda no fortalecimento da imunidade do bichano e evita que ele fique doente com frequência. 

Caso seu animal de estimação apresente alguns dos sintomas leve o quanto antes a um especialista para que ele possa indicar o melhor tratamento para seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *