De vez em quando surge um debate entre donos e tutores de pets sobre qual a frequência ideal para dar banho nos cachorros. Existe um prazo ideal? Muitos apostam em um intervalo de tempo de 15 dias, outros acreditam que toda semana é o ideal, mas a resposta é: depende.

Diversos fatores devem ser levados em consideração quanto ao quesito banho dos cães. Nenhum pet é igual ao outro e por isso, a frequência não é a mesma para todos. Se um animal costuma ficar mais em casa, ele tende a não acumular tanta sujeira, quanto um pet que fica solto no quintal, jardim ou passeia com bastante frequência.

Não existe uma fórmula para isso e tudo vai depender das características de cada cãozinho, do ambiente onde ele vive e seus hábitos.

É importante lembrar que dar banho no cachorro todos os dias pode ser um risco à saúde do animal, porque a lavagem em excesso retira a camada de gordura que protege a pele do cachorro e os deixa mais expostos a fungos e alergias.

Pelagem

Alguns especialistas recomendam que os banhos sejam dados de acordo com o pelo do animal. Dessa forma:

  • Cães de pelo curto: o recomendado é banho entre 15 e 30 dias de intervalo, levando em conta também o ambiente em que o animal vive.
  • Cães de pelo longo: Já aqueles que possuem a pelagem mais longa, o ideal é que ocorram entre uma semana e 15 dias.

É importante escovar os pelos do animal para evitar acúmulo de sujeira e nós nos pelos, que podem causar seborreia seca e feridas na pele do bichano. De qualquer modo, o ideal é levar seu cão a um veterinário, para que ele indique qual a melhor frequência para o banho nos pets.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *