Eles são fofos, alegram o ambiente, são apaixonantes e se tornam grandes companhias, mas quando fazem xixi pela casa, a coisa muda de figura. Ter um cachorro exige diversos cuidados não só com o pet, mas com sua casa também. 

Alguns cães não conseguem fazer xixi no local correto e acabam fazendo em diversos cantos da casa, e mesmo quando ele faz xixi em um lugar adequado, se for dentro da residência, o odor da urina acaba tomando conta do ambiente. 

A urina do cachorro pode ser muito prejudicial para o ambiente bem como é bem desagradável. Além de conter bactérias, o xixi possui uma grande concentração de ureia que libera amônia, um gás tóxico. 

Para te ajudar se caso você passa por isso com frequência, trouxemos algumas dicas práticas que podem amenizar essa situação. Confira:

Cheiro de xixi no chão

Antes de aplicar qualquer produto é importante secar o xixi do cachorro, e não mistura-lo com o que for aplicar. 

  • Depois de secar o xixi, jogue água e depois de tirar com o rodo jogue sal e esfregue com uma vassoura. Deixe agir por 20 minutos e retire com água e detergente. Pode finalizar com algum produto para pisos. 
  • Uma outra mistura é suco de limão, água e bicarbonato de sódio. Encha um balde com água, coloque o suco de 2 a 3 limões e duas colheres de sopa de bicarbonato. Coloque no local.
  • Vinagre branco também é uma boa opção. Faça uma mistura com maizena e aplique sobre a região deixando agir por 3 horas. Remova a mistura depois. 

Cheiro de xixi no sofá e tapetes

Foto: Divulgação Pinterest

Se o bichano fizer o xixi no sofá ou então em algum tapete você pode aplicar uma mistura caseira bem simples. É necessário 1 litro de água, 200 ml de vinagre branco, 1 colher de  sopa de bicarbonato, uma tampinha de álcool líquido e uma colher de sopa com amaciante para roupas. 

Coloque a mistura em um borrifador e aplique nos locais com xixi. 

Xixi no quintal

Essa é uma dica para amenizar o odor de xixi que fica no quintal ou jardim. Para eliminar o forte cheiro você pode usar água com limão, aplicando nos locais mais afetados, ou até mesmo usar produtos próprios para limpeza de áreas externas como os branqueadores químicos. 

Foto: Divulgação Freepik

Repelente caseiro para evitar xixi pela casa

Você pode usar essa mistura para garantir que seu cão faça xixi em um único lugar, usando um repelente caseiro. Dessa forma, ao espalhar pelos principais locais em que ele faz xixi na sua casa, ele irá evitar essas áreas. 

  • Você irá precisar de 1 litro de álcool, duas colheres de creme à base de cânfora e 100 ml de essência de citronela. Misture bem e coloque em um borrifador. Espalhe pelos locais da casa. 
  • A pimenta caiena também serve como mistura para um repelente caseiro. Para os cães, o alimento produz um efeito irritante, e os afasta do odor. Basta polvilhar a pimenta no local onde ele costuma urinar. 

Além de seguir as dicas, a melhor maneira de evitar uma surpresa desagradável vinda do animal de estimação é ensinando a ele bons modos e definindo o local onde é permitido fazer o xixi. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *