Certamente você já ouviu que para saber a verdadeira idade de um cão ou gato basta multiplicar por sete, que assim saberia quantos anos ele teria se fosse um humano. No entanto, não é por aí que calculamos a idade de um animal de estimação.

Características como raça, estilo de vida, alimentação, porte, podem impactar e favorecer o envelhecimento do seu pet. Por isso, não há nenhuma comprovação científica a respeito dessa comparação.

Diversos métodos foram desenvolvidos nos últimos anos para chegar em um número mais preciso. Estudos comparativos, calculadoras baseadas em DNA foram alguns dos exemplos.

Como saber a idade de um cachorro?

Foto: Divulgação Freepik

Para começar a definir a idade do seu cão é preciso saber o porte. Animais com até 10 kg podem ser considerados cachorros pequenos; já os que possuem entre 11 kg e 20 kg são médios. Os cães que pesam entre 21 kg e 40 kg são grandes, e os com mais de 41 kg se encaixam na categoria gigante.

Filhotes: Entre 9 meses e 1 ano, cachorros de pequeno porte são considerados filhotes; cães de médio porte entre 12 e 14 meses e os cães considerados gigantes, são filhotes até os 18 meses.

Adultos: Os cães de porte pequeno e médio são considerados adultos até os 8 anos; os cachorros gigantes são adultos até os 6 anos.

Idosos: Cachorros pequenos e médios com mais de 9 anos, já podem ser considerados idosos; os demais atingem essa classificação aos 7 anos.

Geralmente o tempo de vida de um cachorro pode chegar a 20 anos para os pequenos, 14 anos para os médios e 12 para os grandes e 10 para oss gigantes.

Como calcular a idade dos gatos?

Foto: Divulgação Freepik

Os gatos amadurecem muito rápido nos dois primeiros anos de vida. Para saber a idade do gato, deve-se contar 15 anos para o primeiro ano de vida e 10 anos para o segundo ano de vida. 

Depois, adiciona-se 4 anos para cada ano do gato. Ou seja, quando o gato tiver 2 anos de idade, ele amadureceu aproximadamente o mesmo de uma pessoa de 25 anos.

Na prática podemos calcular da seguinte forma:

  • Filhote de 1 mês de idade = um bebê de 6 meses de idade humana
  • Filhote de 3 meses de idade = criança de 4 anos de idade
  • Filhote de 6 meses de idade = 10 anos humanos
  • Filhote de 8 meses de idade = humano de 15 anos de idade
  • Um gato de 1 ano de idade, alcançou a idade adulta, o equivalente a 18 anos humanos
  • 2 anos = 24 anos humanos de gato
  • 4 anos = 35 anos humanos de gato
  • 6 anos= 42 anos humanos de gato
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *