Assim que os donos decidem castrar o animal de estimação, diversas dúvidas também se fazem presentes. Certamente muita gente já comentou e disse o que acha melhor, mas é sempre bom ouvir um especialista no ramo.

A castração é um dos procedimentos cirúrgicos mais comuns e indicados para a saúde de um animal. A cirurgia ajuda a prevenir doenças graves e melhora a qualidade de vida.

O procedimento é feito diretamente nos órgãos reprodutores dos animais. Nas fêmeas, é feita uma incisão para retirada do útero e ovários. Já nos machos, ocorre a remoção dos testículos.

Mas afinal, qual a melhor hora para castrar seu pet?

O mais recomendável é que a castração ocorra antes do primeiro cio do animal. Geralmente entre cinco e seis meses de idade. Mas o tempo pode variar de acordo com a raça e outros fatores externos.

O que o dono precisa levar em conta para saber a idade do bichano é considerar que o animal ainda não entrou no período de ovulação. O que é mais difícil de definir nos machos já que não sabemos quando ele está no cio, por não vermos quando produzem os espermatozóides. Mas deve-se levar em conta alguns comportamentos do animal quando atingem a maturidade sexual como marcar territórios, ir atrás das fêmeas, ações que geralmente ocorrem entre os sete e dez meses de idade.

O pós-operatório é uma das partes mais delicadas da cirurgia e pode durar até duas semanas. É importante o dono acompanhá-lo com frequência para que ele evite movimentos bruscos ou outras atividades.

Quanto aos gatos, como eles tendem a ganhar mais peso depois da cirurgia, é necessário manter uma condição corporal média, evitando possíveis outros problemas associados à obesidade e problemas nos ossos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *