Estou vendo excelentes e abundantes postagens sobre a questão COVID-19 x nossos pets.

Mas como informação nunca é demais e alguns pontos são importantes de enfatizar, vamos dar nossa contribuição.

  1. A vacina contra a coronavirose canina NÃO é eficiente contra o novo coronavírus que está infectando humanos. A coronavirose canina afeta o intestino de cães jovens e não tem nada a ver com essa forma que estamos vendo e que atinge o sistema respiratório de humanos.
  2. Ao que tudo indica até agora cães e gatos NÃO desenvolvem a doença. Mas, sempre que possível, pessoas com sintomas de COVID-19 devem evitar interagir ou cuidar de seus pets enquanto estiverem em tratamento. Isso, porque nossos pets são como outras superfícies (celular, mesa, corrimão, maçaneta), ou seja, vírus podem ficar na pelagem e teoriza-se que acariciar cães e gatos de pessoas doentes poderia ser um meio de transmissão do vírus.
  3. Precisa sair com o cão? Bom senso. Se você não estiver doente, vá rapidinho, esporadicamente, com cuidados. Saia quando a rua estiver mais vazia, mantenha distância de outras pessoas (2 metros, se possível), não permita ou encoraja que outros toquem seu cão e não faça carinho nos cães de outras pessoas. Ao chegar em casa limpe as patas do seu cão com álcool e lave muito bem as suas mãos e punhos com água e sabonete. Lave com frequência guias e coleiras.
  4. Cães e gatos de pessoas infectadas (ou suspeitas de estarem infectadas) devem PERMANECER EM QUARENTENA com seu tutor. Não devem sair para passear ou para tomar banho no pet shop.
  5. Mantenha um estoque de pelo menos 15 dias de dieta pronta e medicamentos/suplementos para seus pets.
  6. (Ainda) há serviços aos quais podemos recorrer e que ajudam muito nessa fase como veterinários que atendem em domicílio, coleta de sangue em casa para exames laboratoriais em pets e empresas que fornecem porções prontas de Alimentação Natural.
  7. JAMAIS ABANDONE seu cão ou gato. Não há e nunca haverá justificativa para esse ato. Essa situação, por pior que seja e que possa ficar, irá passar. Mas sabe o que nunca vai passar? O amor de seu peludo por você!

Sylvia Angélico é médica veterinária pós-graduada em Nutrição Animal. CRMV-SP 29945

Fonte: Cachorro Verde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *