Dar banho a seco nos gatos e sem irritá-lo é um desafio.

Quem já tentou dar banho em gatos sabe que a missão não é fácil, já que eles não gostam nem um pouco de entrar na água para aquela sessão de limpeza. Mas, diferente dos cães, eles não precisam tomar banhos regularmente, pois conseguem se manter limpos sozinhos. O que pode exigir um cuidado maior com a higiene são momentos pontuais – como, por exemplo, quando o felino brinca com terra.

Para esses casos, você pode optar pelo banho a seco que, além de limpar, evita o estresse do animal e o seu também. “O banho a seco para gato é uma opção que, além de manter o animal sempre limpo e evitar situações de irritação, também economiza água e é uma ótima alternativa para dias mais frios”, explica o médico veterinário Marcello Machado.

Por isso, quando precisar fazer a higiene do seu companheiro siga esse passo a passo do banho seco para os felinos:

1 – Providencie os materiais, você vai precisar de:

  • Lenços umedecidos para gatos (é importante que sejam específicos para uso animal)
  • Algodão
  • Produto para banho a seco em gato (peça orientação ao veterinário sobre qual o mais indicado para seu felino)
  • Toalha seca

2 – Use os lenços úmidos

Comece uma limpeza por todo o corpo do gato com os lenços úmidos e tenha o cuidado de tirar a parte mais evidente da sujeira. Dê bastante atenção às patas, genitais e todas as dobrinhas que tiverem sujeiras. Nesse momento é importante não se estressar e não passar nervosismo; tente levar como uma brincadeira com o gato. Para isso, vale usar alguns brinquedos e dar muito carinho.

3 – Cuidar dos pelos do gato

Chegou o momento de cuidar dos pelos. Escolha um produto específico para o gato, pois sabemos que ele irá se lamber e acabará ingerindo a substância que foi aplicada. Pegue o spray e borrife por todo o corpo do seu amigo, sempre tomando cuidado para não atingir seus olhos. Use uma toalha seca para espalhar o produto no pelo e, caso o gato tenha o pelo comprido, substitua a toalha por uma escova e vá passando no sentido contrário do pelo.

Para finalizar, pode usar um secador de longe e ir fazendo a escovação no sentido do pelo. Esse processo irá retirar a sujeira, evitando doenças de pele como pulgas e outros problemas que podem prejudicar a saúde do seu pequeno.

Seguindo todos os passos, você verá que é fácil deixar o felino limpo sem passar pelo estresse da água.


Marcello Machado é médico veterinário da Max Cat. www.totalalimentos.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *