Os cães vivem mais de uma década, o que quer dizer que serão muitos anos de dedicação com alimentação, cuidados com a saúde, banhos e passeios.

Ter um animal de estimação em casa sempre traz momentos de muita alegria para toda a família. Mas, antes de comprar ou adotar um cãozinho, é necessário refletir bastante. Afinal, cão não é brinquedo nem objeto de decoração. Pelo contrário, é um ser vivo e requer cuidados. Por isso, as pessoas devem analisar se estão dispostas a assumir um compromisso sério e por muito tempo.

Estou preparada para ter um pet?

Estar preparada não significa apenas dar “casa, comida e roupa lavada”. É necessário oferecer amor e carinho, além de investir parte do tempo em brincadeiras e passeios. “Mesmo quem mora em casa grande, com quintal, deve dedicar um tempo para o seu cachorro”, afirma o médico veterinário Aldo Macellaro Júnior. Os cães ficam entediados quando passam longos períodos sozinhos e não realizam atividades suficientes para gastar energia. “Não podemos também nos esquecer que o sedentarismo pode ocasionar problemas de saúde, como a obesidade”.

Assim como os seres humanos, os pets também podem sofrer crises de depressão, que são alternadas com momentos de grande agitação, levando-os a destruir móveis e objetos, fazer as necessidades fora do local adequado, latir muito e lamber as patas compulsivamente, chegando até mesmo a se machucar.

Outro fator que deve ser levado em consideração é quem ficará com o cão enquanto o dono estiver ausente, no trabalho, ou precisar viajar para o Exterior. “Adestradores e dog walkers são boas opções, mas é fundamental encontrar alguém com quem o cão se adapte bem e se sinta confortável. Para quem vai viajar, existem os hotéis fazenda”.

Uma excelente alternativa são os hoteis fazenda para cachorros, onde os pets podem aproveitar o day care ou hospedagem, com uma série de atividades como spa, natação e agility (corrida com obstáculos). Com área verde para que eles gastem energia à vontade e socializem com outros cachorros. “A natureza do cão é viver em matilha, em bando”.

Ter um cão é também assumir um grande compromisso financeiro. Por isso, antes de se render àquele olhar irresistível, é preciso colocar na ponta do lápis os gastos com ração, veterinário e vacinas e também ter sempre uma reserva para situações de emergência. “Ter um animal de estimação em casa implica em responsabilidade, por isso sempre recomendo que as pessoas reflitam muito bem antes de optar pela adoção ou compra do pet”.


Aldo Macellaro Júnior é médico veterinário do Clube de Cãompo, um hotel fazenda para cachorros em Itu, interior de São Paulo, a 80 quilômetros da capital paulista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *