Cuidados com os pets: 10 sinais de alerta de doenças cardíacas. As cardiopatias em cães e gatos não são tão incomuns quanto podem parecer à primeira. Saiba quais são os principais sinais de alerta. Um bom exame de coração, ainda que esta não seja a queixa principal, pode prevenir problemas futuros.

É necessário sempre manter os cuidados com seu pet, por isso, montamos uma lista com 10 sinais para que você fique atendo as doenças cardíacas em cães e gatos.

Tosse

Existem diversas enfermidades que podem levar à tosse, que acompanhada ou não de outros sintomas, devem ligar o sinal de alerta para doenças no coração.

Dificuldade respiratória

Os problemas no coração dificultam o bombeamento sanguíneo, o transporte de oxigênio e a respiração. O animal pode apresentar respiração acelerada ou dificuldade para respirar.

Fraqueza

Pode ser um sinal de envelhecimento, mas também um sinal de cardiopatia. Se estiver associado a outros sintomas, deve-se procurar orientação veterinária.

Cianose

Alguns dos sinais que mais chamam a atenção são as mucosas e aparência roxa na língua.

Desmaio

Algumas doenças graves podem fazer com que o pet desmaie e perca a consciência. Nestes casos, o pet deve receber um tratamento adequado, indicado por um médico veterinário.

Edema

Edema de pata pode indicar doenças cardíacas. Mas outras causas também podem estar relacionadas, como a hipoproteinemia.

Falta de apetite

Este é um sinal comum a várias afecções. É difícil diferenciar e descobrir a causa deste sintoma. Nestes casos, vale a pena investigar melhor e tentar levantar maiores informações.

Perda de peso

A perda de peso também é um sinal inespecífico e de difícil diferenciação. Para detectar a real causa, diagnósticos mais precisos serão necessários.

Sono e apatia

Apatia é outro sinal comum em várias situações, bem como o sono em excesso.

Cansaço fácil

Se o cão for jovem ou filhote e se recusar a praticar de exercícios, pode alertar a doenças cardíacas. Porém, se for um animal idoso, o cansaço pode ser em decorrência da idade ou outras afecções associadas, como as articulares, por exemplo.

Como identificar as cardiopatias?

Todo e qualquer sintoma que surgir deverá ser investigado em uma clínica veterinária de confiança. Após anamnese detalhada e exame físico geral, o profissional poderá solicitar exames mais precisos, como eletrocardiograma ou exames por imagem, como o raio-x.

Dependendo da causa identificada, o veterinário poderá direcionar o seu tratamento da melhor forma possível. Em alguns casos, medicações controladas podem resolver e controlar os sintomas.

Exames regulares feitos pelo seu médico veterinário, podem ajudar na prevenção. Além disso, deve-se manter a saúde com boa alimentação, evitando rações com muito teor de sódio e petiscos altamente industrializados. Outra dica importante é manter o pet em constante atividade física. Evitar o sedentarismo é uma dica que vale para todos, pois deixa o coração mais forte e resistente.


Profissionais do Vet Quality Centro Veterinário 24h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *