Para mantermos uma saúde plena e uma beleza saudável depende do nosso estilo de vida. Solange Frazão, aos 48 anos, é sinônimo de saúde e beleza e exemplo de que é possível manter a forma e ter uma vida saudável por toda a vida. Mãe de três filhos, Bruna de 24 anos, Thabata de 22 anos e Lucca de 18 anos, é conhecida como sinônimo de boa forma, saúde e beleza.

Com sua simplicidade e carisma, conquistou espaço na televisão para falar de saúde. Deixou a vida de personal trainer há mais de uma década e desde então tem se dedicado a apresentar programas de TV, campanhas publicitárias, palestras, consultoria e muitas outras atividades que ela se desdobra para fazer.

Realizou diversos trabalhos na televisão tendo sido seu primeiro trabalho na Rede Mulher, onde apresentava o programa “Passo a Passo” com Solange Frazão. Na TV Globo, participou do Planeta Xuxa, no quadro “Agente Frazão”. Também apresentou quadros no programa “Dia a Dia” com Olga Bongiovanni e em 2002 participou da “Casa dos Artistas 3” no SBT. Na Rede TV apresentou o programa “Bom Dia Mulher”, no qual abordava assuntos como: saúde, tratamentos, alimentação, atividades físicas e qualidade de vida.

Atualmente, apresenta o programa “Em forma com Solange Frazão”, que vai ao ar pela ClicTV – UOL e o quadro “Minuto Saúde com Solange Frazão” da rádio Transamérica 100,1 FM. É colunista das revistas Boa Forma, Estar Bem e Treino Total. Divide seu tempo entre as gravações, escrever as colunas, a administração de produtos que levam sua marca, eventos, o cuidado com a saúde, as tarefas de casa e o cuidado dos filhos.

O portal Plena Mulher quis saber mais sobre a vida de Solange, que respondeu com atenção à nossa entrevista.

Solange3“Em casa de ferreiro o espeto é de pau”. Na sua casa é diferente, você aplica tudo que ensina na mídia?

Obviamente que sim. Antes mesmo da minha vida profissional ter seguido este caminho eu já dava o exemplo dentro da minha casa, acima de tudo para a saúde dos meus filhos. Meu conhecimento é precioso e meus filhos sempre foram beneficiados com isso. Afinal QUEM AMA CUIDA!

O que fez você entrar nesta área da saúde corporal?

Sempre tive uma grande paixão por esporte. Acho que é dom de Deus mesmo. Acredito que essa era a minha missão. Desde que me conheço por gente que sou apaixonada por atividades físicas, pelo estudo do corpo e os benefícios que exercício físico pode proporcionar. Tudo foi acontecendo naturalmente até me tornei referência porque sempre apliquei em mim mesma todo esse carinho.

A genética ajudou você a ter o corpo que você tem?

Apenas em 17%. Acho que a genética tem sua participação, mas mínima. Para mantermos uma saúde plena e uma beleza saudável depende do nosso estilo de vida. Se não colaborarmos em 100%, a genética pode não significar nada. O importante é termos uma vida saudável e praticarmos varias ações a nosso favor.

solange_2Foto: Marco Maximo e Thiago Bellini

Como é sua mãe, ela também segue seu exemplo de vida saudável?

Minha mãe é meu exemplo e meu espelho. Na verdade eu sigo a minha mãe e foi com ela que aprendi a ser quem sou até hoje. Ela sempre foi linda e sempre se cuidou. Está sempre antenada no que faz bem e vive me passando dicas novas de beleza. Ela é o meu exemplo.

Você tem uma vida bastante agitada. Apresentadora, empresária, mãe de três filhos. Em que momento você faz sua atividade física?

Hoje o exercício físico é a minha prioridade. Pratico na primeira hora do dia com o maior prazer. Quando não posso pela manhã, vou à tarde. Também quando por algum motivo não posso em horário nenhum, vou aos sábados e domingos. Preciso cumprir o treino de cinco dias por semana. Me sinto bem e feliz…além de tudo com uma saúde de ferro!

Solange_filhos_Juliana_ArlianiSolange junto com os três filhos

Como se sabe, uma gestação altera bastante o corpo da mulher. Depois de três filhos, você fez algum tipo de procedimento cirúrgico?

A única coisa que fiz foi colocar silicone porque meus seios ficaram flácidos. Amamentei muito meus filhos e realmente o exercício neste caso apenas ajuda mas não concerta. No mais, estou melhor hoje depois das três gestações! (risos)

A expectativa de vida do brasileiro já esta em torno dos 72 anos. Como esta sendo pra você ser uma mulher experiente, madura e muito saudável?

Quero viver até os 120 anos. Essa é a minha meta. Quem viver verá!

Você já entrou na pré menopausa? Se sim, toda a atividade física que você faz, ajuda realmente a diminuir os efeitos da menopausa sobre o organismo?

Certamente que ajuda sim. Devo estar próxima disso (menopausa). Mas tenho certeza que estou adiando um pouco e ainda nem posso considerar que esteja. Liberamos hormônios importantes com a prática de exercícios. Obviamente que vamos envelhecer, mas podemos adiar os sinais de envelhecimento e podemos viver com mais qualidade. Isso já é comprovado por estudos dos cientistas. Exercícios e alimentação saudável rejuvenescem e previnem doenças.

A mídia vende uma imagem da mulher perfeita. Como você vê a ditadura da beleza?

Não gosto muito da ditadura porque ela é radical demais. Acredito muito mais na beleza saudável. A beleza pra mim está muito relacionada à saúde. Tudo que foge disso acho artificial. A beleza tem que ser uma mistura de coisas que na soma de tudo, resulta em beleza natural. Essa é a mais perfeita de todas.

Hoje a mulher está bastante competitiva no mercado de trabalho. Mesmo assim, a mulher, principalmente a madura, ainda sofre preconceito. Como apresentadora, empresária e palestrante, você já sofreu algum tipo de preconceito?

NUNCA! Muito pelo contrário. Basta sabermos nos impor. Segurança é o segredo! Tudo que faço é com segurança e confiança em mim. Tem dado certo!

solange4A que você atribui o seu sucesso?

Na verdade, nem sei ao certo. Talvez seja uma mistura de coisas. Sempre confio no meu “taco”. Sou segura dos meus atos. Nunca deixo de colocar minha essência em primeiro lugar. Sou disciplinada, organizada, acredito em mim, nunca desisto de algo que acredito, e não deixo a “peteca” cair tão fácil.

Sou uma mulher realizada, mas nunca deixo querer mais e mais.

A vida só tem sentido se queremos sempre mais alguma coisinha. Sou feliz!

Só mais uma coisinha… Deus está sempre ao meu lado. Amém!

Muitas mulheres têm o esporte como lazer. E você, o que faz nas horas de lazer?

Sempre que posso fico em casa com a minha família, meus pais, meus filhos, adoro. Gosto muito de ir ao cinema ou assistir filmes em casa, ler livros.

Você se sente uma Plena Mulher, ou ainda falta algo?

Me sinto uma mulher realizada hoje, mas continuo sonhando. Realizada porque tenho uma família linda, filhos já crescidos e encaminhados, trabalho bastante e faço o que amo, sou feliz, mesmo. Mas é claro que sempre queremos mais e acho que isso faz parte, nos mantêm vivos e motivados para levantar todos os dias. Quero voltar para a TV e poder passar informações sobre saúde para mais pessoas.

Deixe uma dica para as Plenas Mulheres

Temos que nos amar, nos respeitar e ter força e determinação para ir em busca dos nossos sonhos.

Saúde e beijos a todos!!!


Por: Mariliz Consul – Diretora de Redação – E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *