A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) divulgou os dados de endividamento dos brasileiros recentemente e o percentual assusta: 78,5% das famílias têm dívidas. O estudo integra a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), apurada mensalmente pela CNC e também aponta que 18,5% do total afirmam estar muito endividados.
 

Para sanar as cobranças e reestabelecer as finanças, os advogados Gabrielli Ribeiro e Iwan Ricardo Chrun, elencaram as cinco principais dicas para cobrar corretamente dívidas e não cair em erros.

Confira:

  1. Proferir ofensas ao devedor

Evitar brigas com quem deve é o primeiro passo. Além de não receber, você pode acabar sendo obrigado a indenizar o devedor.

  1. Não documentar a negociação

Todas as etapas de negociação devem ser documentadas, preferencialmente via e-mail ou em cartório. “A Justiça trabalha com provas e os documentos escritos com assinatura do devedor são essenciais. Não deixe apenas no verbal”, enfatizam os advogados.

  1. Não pegar assinatura de testemunhas em contrato

A assinatura é essencial para garantir que a dívida foi assumida.Para executar um contrato, a lei exige que, em regra, ele seja assinado pelas partes e por duas testemunhas.

  1. Demorar demais para agir

Não deixe passar muito tempo para efetuar a cobrança. “A lei prevê prazos de prescrição para cobrança. Cada dia conta e a inércia, por muito tempo, pode fazer o seu direito caducar”, diz Iwan.

  1. Não confirmar uma venda ou um serviço

Se você vendeu algo ou prestou um serviço, pegue confirmação do contratante, atestando que está satisfeito. Aplicativos de mensagens valem como prova.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *