Imprevistos, em geral, são problemas que ocorrem quando menos se espera, mas, quando são financeiros, tendem a ter maior repercussão e afetar várias áreas vida, gerando complicações e dores de cabeça.


Problemas de saúde, manutenções residenciais que não são reformas programadas, viagens de última hora, perda de emprego, manutenção de veículo: esses são exemplos de circunstâncias desafiadoras que dificultam a rotina e desestabilizam o emocional da maioria das pessoas.


Segundo Raquel Benatti, consultora de finanças pessoais, com um bom planejamento financeiro será mais simples lidar com imprevistos financeiros. “Não dá para prever, é possível se prevenir e se preparar. Para isso, tenha uma reserva de emergência que represente de 3 a 6 vezes seu padrão de vida (custos totais). Toda pessoa passará por imprevistos, então estar preparado pode ser a diferença entre resolver rápido ou gerar dívidas”, recomenda a especialista.


É importante que você conte com a ajuda de profissionais para auxiliar nesse processo. “Costumo reforçar para meus clientes que, mais importante do que o valor ideal da reserva, é ter algo para não recorrer a empréstimos e aumentar as dívidas. Um planejamento financeiro profissional ajuda a manter as finanças organizadas da melhor maneira para que, durante os imprevistos, sua saúde física, mental e financeira não fique comprometida”, diz Raquel.


Os imprevistos financeiros podem pegar qualquer pessoa de surpresa. Contudo, quem está devidamente organizado e conta com um planejamento tem mais chances de sair desse momento de instabilidade financeira com mais facilidade e com melhores condições para seguir adiante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *