Você tem controle do seu dinheiro? Sabe como gasta ele todos os meses, inclusive os centavos? Ou você está no time daqueles que só olham o extrato no fim do mês, e percebem que o dinheiro foi todo embora mas não sabe com o que gastou?!

Saiba que você não está sozinho, e muitas pessoas passam por essa situação mês após mês. A questão é que estamos cercados de “ladrões” de dinheiro, e não tem a ver com criminosos, mas sim com hábitos e gastos que se mostram verdadeiros vilões da economia e impactam seu orçamento. 

É importante evitar esses comportamentos e provocar algumas mudanças que podem ajudar você e sua família a saírem do vermelho. Ao identificar esses ladrões de dinheiro, você pode economizar e investir na sua independência financeira. 

Pensando nisso, listamos 5 deles que podem parecer inofensivos, mas fazem um grande estrago no seu bolso no fim do mês. Confira: 

1. Tarifas bancárias

Em pleno 2021, muitos brasileiros ainda são “roubados” pelas tarifas bancárias e nem se dão conta disso. Verifique periodicamente sua conta corrente e os pacotes que nele vem inclusos: saques, transferências, consultas, DOCs e TEDs, cheques…

Analise quais serviços estão sendo cobrados e se realmente precisa deles. Tais como taxa de cesta de serviços da contracorrente, anuidade do seu cartão de crédito, tarifas de TED e DOC, seguro, complementos, etc.

2. Energia elétrica

Sabia que nós brasileiros chegamos a gastar mais de 20% do nosso salário para pagar a conta de luz? O levantamento foi feito pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos). Chuveiro elétrico, ar condicionado, secadora de roupas, geladeiras antigas, estão entre os objetos que mais consomem energia.

Caso não tenha a opção de troca por um meio mais econômico, a dica é ter mais consciência especialmente quanto ao uso desses aparelhos. 

3. Serviços de assinaturas

Sabe aquela TV a cabo, serviços de streaming, Youtube sem anúncios?! Ok, sei que eles são práticos e fazem parte do lazer de muitos, mas na hora de fazer um planejamento financeiro é importante avaliar de quais você realmente precisa.

Além de cancelar alguns serviços, tente negociar uma redução dos planos ou tarifas. E atenção redobrada também aqueles que estão em débito automático. 

4. Contas atrasadas

Já pensou em somar todas as multas cobradas em cima do atraso de pagamento das suas contas? Quanto poderia estar economizando? Seja 1% ou 10%, o fato é que você está perdendo dinheiro.

Para evitar que isso ocorra, utilize alguns aplicativos de gestão financeira que te avisarão quando o vencimento das suas contas estiver próximo, e assim, você não perde a chance de pagá-las em dia. 

5. E-mails de promoções

Sabe aquele cadastro que você faz em determinado estabelecimento e acaba inserindo seu e-mail para receber notificações do lugar? Tudo isso te leva a fazer compras, na maioria das vezes por impulso. 

Seja também através de mensagens de promoções de lojas, notificações de apps de compras, ligações da vendedora simpática, folheto das ofertas do shopping center, tudo isso pode chegar até você e te fazer comprar cada vez mais.  

Para evitar gastos desnecessários, cancele os e-mails e as notificações. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *