A Receita Federal liberou nesta segunda-feira (24), a consulta ao primeiro dos cinco lotes de restituição de 2021. O contribuinte que entregou a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física no início do prazo pode verificar se vai receber o dinheiro do Fisco ainda este mês, no dia 31. 

Esse será o maior lote de restituição da história. Ao todo, 3.446.038 contribuintes receberão R$ 6 bilhões. Desse total, R$ 5.548.337.897,41 serão pagos aos contribuintes com prioridade legal, sendo 96.686 idosos acima de 80 anos, 1.966.234 entre 60 e 79 anos, 127.783 contribuintes com alguma deficiência física, mental ou doença e 891.421 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

O resto do montante será destinado a 263.914 contribuintes não prioritários que entregaram declarações de exercícios anteriores até o dia 28 de fevereiro de 2021. 

Como consultar: 

A consulta pode ser feita na página da Receita Federal na internet. Basta o contribuinte clicar no campo “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, “Consultar Restituição”. 

O contribuinte também pode acessar por meio do aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para os smartphones dos sistemas Android e iOS.

Malha Fina

Para saber se você caiu na malha fina da Receita Federal, basta acessar o site do Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (e-CAC) e realizar o cadastro com o número do CPF, data de nascimento e número dos recibos de entrega das últimas duas declarações de IR.

Assim que finalizar, você receberá um código de acesso, que é necessário para que você possa fazer o login com seu CPF e senha cadastrados na plataforma. Caso você não receba a restituição de forma rápida, caiu na Malha Fina. 

Mas você pode consultar a malha fina diretamente pela internet. Depois de realizar o login no site do e-CAC, basta menu à esquerda da sua tela e clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Processamento” e “Pendências de Malha”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *