Apesar de ser uma prática centenária, o golpe da pirâmide financeira vem atualizando as formas de conseguir captar cada vez mais pessoas, e fazer consequentemente mais vítimas. 

Certamente, você ou algum conhecido já foi abordado por alguma destas pessoas que apresentam soluções quase milagrosas, para sair de dívidas ou aumentar sua renda mensal. Difícil não conhecer alguém que tenha sido prejudicado.

Todos os dias, os órgãos responsáveis recebem denúncias de empresas que surgiram, principalmente na internet, pareciam confiáveis e seguras e de repente sumiram levando todo o seu dinheiro.

De acordo com uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), 11% dos brasileiros já perderam dinheiro em fraudes de investimentos.

No Brasil, a prática de pirâmide financeira é proibida e configura crime contra a economia popular (Lei 1.521/51). Geralmente com promessas de um retorno financeiro em pouco tempo, com facilidade, os esquemas conseguem atrair cada vez mais investidores, basicamente por meio do recrutamento progressivo de outras pessoas. Contudo, assim que os aplicadores param de entrar, não há como cobrir os retornos prometidos e o esquema entra em colapso.

Como identificar

Mesmo quando o negócio parecer certo, garantindo um retorno financeiro exorbitante e com promessas como alta rentabilidade, baixo risco, ganho expressivo, retorno certo, lucro exorbitante, desconfie. 

Além disso, é necessário estar atento a detalhes como promessa de ganhos extras ao indicar novos clientes; quando houver falta de informações sobre o produto oferecido ou sobre a empresa responsável por cuidar do dinheiro. 

Como evitar

Primeiro desconfie quando os lucros forem exorbitantes e sem muito esforço. Investigue a empresa, confira se possui CNPJ tanto em órgãos de defesa do consumidor, como o Procon, quanto nos sites de reclamações de consumidores, por exemplo. 

Tenha certeza que entendeu os riscos e compreendeu todas as características de como funciona o investimento. Se tiver qualquer dúvida a respeito de alguma operação, não invista. 

Guarde toda a documentação e acompanhe as operações, eles poderão ser utilizados como meio de prova posteriormente na Justiça ou nos órgãos de defesa do consumidor.

Caí no golpe, e agora?

Se caso você acabou sendo vítima desse tipo de golpe a orientação é que faça uma denúncia no Ministério Público, seja federal ou estadual, ou ainda nas polícias civil e federal.

Contudo, a denúncia não é garantia de retorno do dinheiro que foi investido. Já que o rendimento destes investimentos é totalmente realizado a partir de novos membros e, quando um esquema finaliza, a fonte do dinheiro seca. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *