Com pouco mais de 5 meses de funcionamento, o Pix é uma novidade anunciada pelo Banco Central que ganhou espaço na vida financeira de milhões de brasileiros e facilitou a vida daqueles que preferem uma forma mais simplificada e rápida de transferir e receber dinheiro. 

Com o pix, é possível fazer transferências e pagamentos entre diferentes bancos em até 10 segundos, em todos os dias do ano, incluindo fins de semana e feriados. 

Contudo, essa novidade também chama atenção daqueles que querem se aproveitar da situação e aplicar golpes. Por se tratar de um meio online de transações bancárias, os golpistas tentam de tudo para ter acesso às informações pessoais dos clientes.

Como qualquer outro meio de pagamento, o Pix não está livre de tentativas de golpistas que se aproveitam da inocência do usuário. É preciso estar muito atento para não cair em nenhum deles, por isso separamos algumas dicas que vão te ajudar. 

1. Proteja seu WhatsApp

Os criminosos enviam mensagem pelo aplicativo fingindo ser de empresas em que a vítima possui cadastro. Eles solicitam o código de segurança, já enviado por SMS e pelo próprio aplicativo. Com o código em mãos, os golpistas conseguem replicar a conta de WhatsApp em outro aparelho

Para evitar, mude as configurações do aplicativo para verificação de duas etapas. Assim você fornece um código e dificulta a clonagem do seu WhatsApp. 

2. Adicione as chaves do Pix de forma correta

Faça seu cadastro somente pelos canais exclusivos e oficiais da sua instituição bancária, como por exemplo, o aplicativo baixado em seu celular. No caso de dúvidas, sempre entre em contato por meio deste mesmo canal. 

3. Não repasse nenhum código

Também é fundamental não repassar a outra pessoa nenhum código fornecido por SMS ou imagem de um QR Code enviado para autenticar alguma operação. Na dúvida, sempre fale com seu banco para atestar a veracidade do procedimento.

4. Amigos ou familiares pedindo dinheiro

Chamado de engenharia social com WhastApp, o criminoso pega uma foto da vítima em redes sociais e de alguma maneira consegue descobrir o número de contatos dessa pessoa. Com isso, pede uma transferência via Pix para amigos e familiares, afirmando estar em situação de emergência.

Não repasse qualquer valor até ter certeza que a pessoa em questão está mesmo solicitando o dinheiro.

5. Não instale programas ou arquivos anexados

Lojas e estabelecimentos costumam fazer isso com clientes. Mas é necessário ficar bem atento, caso algum local peça para você fazer download ou instalar qualquer aplicativo. Pode ser uma forma de roubar seus dados. 

6. Nunca forneça senhas

As empresas, sejam bancos, instituições, lojas, ou outros, nunca pedem sua senha, por ligação ou mensagem. Caso você receba essa solicitação, desconfie. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *