Quando um casal passa a viver juntos e planejar uma vida futura, precisam organizar como irá funcionar as finanças para os dois. Acostumados a lidar individualmente com essas questões econômicas, a organização é fundamental para lidar agora em dividir as finanças com o parceiro. 

Segundo alguns especialistas, casais que começam a planejar a vida financeira possuem mais êxito na hora de pôr em prática os objetivos econômicos e na vida a dois. 

Se por um lado, cuidar da situação financeira do casal é sinônimo de muito sucesso, por outro, também pode se tornar o principal motivo de separação, especialmente quando há falta de diálogo e transparência dos rendimentos. 

Mas com planejamento é possível organizar as finanças a dois e ainda aproveitar  a companhia do parceiro na hora de realizar os objetivos. Veja como: 

1- Cuidem das finanças juntos 

Estabeleçam as prioridades econômicas de cada mês e também quanto o casal vai economizar. Mesmo que seja muito comum delegar o que cada um vai pagar, o ideal é compartilhar as tarefas. 

2- Controlem os gastos

Começar a planejar uma vida financeira juntos pode ser trabalhoso no começo, mas com o tempo as coisas vão se adaptando. O controle de gastos é importante para que os planos a longo prazo possam ser cumpridos. Para ajudar, o ideal é fazer uma planilha contendo as despesas fixas e quanto vocês podem “gastar”. Assim fica mais fácil organizar o financeiro. 

3. Tenham objetivos comuns

De nada vai adiantar iniciar todo um planejamento se você quer uma coisa e seu parceiro outra. Não quer dizer que vão perder sua individualidade, mas a longo prazo o ideal é que estejam na mesma sintonia. Quais os sonhos do casal? 

4. Invistam

O investimento ajuda na hora de economizar o que o casal ganha e o melhor, traz conforto para toda família no futuro. Para isso, construam uma reserva de emergência, o ideal é que seja quanto vocês utilizam para suprir toda a família o equivalente a 6 meses. Depois disso, é hora de investir. Pesquisem quais investimentos melhor atendem o casa, de curto, médio ou longo prazo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *