Com o passar do tempo, encontrar um novo lar ou fazer algumas reformas têm sido uma boa forma de trazer novos ares para os moradores e fazer com que eles se sintam bem em casa. Para se ter ideia, uma pesquisa do Datafolha mostra que, um em cada três brasileiros têm a intenção de mudar de residência até 2023. Além disso, mesmo em meio a pandemia, um levantamento feito pelo aplicativo GetNinjas, mostrou que as reformas residenciais aumentaram 57% em 2020. E o fato é que as mudanças em casa não precisam ser gigantes, podem começar em cômodos pequenos como os lavabos. 

De acordo com a arquiteta Luciana Patriarcha, por mais que lavabos sejam cômodos menores, é importante planejar ele de uma forma que os moradores gostem. “Como, em sua maioria, o lavabo é um ambiente pequeno, o maior desafio é deixá-lo o mais amplo possível e ousado na medida certa, sem que fique aquela sensação de ambiente claustrofóbico e com informações demais. Para ampliar o ambiente, busco sempre que possível criar linearidade, utilizar a pedra da bancada na extensão toda da parede, espelhos, que não precisam ser necessariamente na parede toda, cores claras e pouca ou nenhuma marcenaria. A iluminação faz toda a diferença no projeto, deixando o ambiente mais moderno e sofisticado”, explica.

Muitas pessoas pensam que os lavabos são simples, mas a verdade é que ele também pode se tornar um ambiente sofisticado dentro da sua casa. “O que eu sempre recomendo é que a chave para um ambiente sofisticado é a utilização de itens de qualidade. Investir em bons metais, que não vão descascar, arranhar, principalmente se forem com cores, preto, dourado ou rosê. Alguns metais de qualidade inferior tem um banho, que às vezes é fosco e arranham, acabando com a satisfação do projeto. O ideal são metais de qualidade, que vão ter boa durabilidade, e se manterão bonitos e brilhantes. É importante investir tanto em mão de obra quanto em materiais de qualidade, mas a prioridade deve ser quem está trabalhando na obra, já que um trabalho mal feito pode tirar a qualidade dos materiais”, complementa.

Além disso, a arquiteta lista algumas dicas para montar o seu lavabo da melhor forma. Confira:

1. Não existe estilo para um lavabo

“O lavabo é um ambiente onde se pode ousar, porque não é um local frequentado sempre pelos moradores e é mais utilizado pelas visitas. É um ambiente onde podemos pesar um pouco mais a mão, mesclar um papel de parede com revestimento. Mesmo sendo um ambiente pequeno, é possível, com coesão, trazer mais ousadia e impacto para quem entra no lavabo. Cada pessoa tem um estilo próprio e o lavabo pode ser diferente do restante da casa, podendo destoar da casa”, diz Luciana. 

2. Fique atento às cores

“As cores escolhidas para um lavabo vão muito da escolha do cliente. Uma boa opção é um projeto com uma proposta mais clean, utilizando do dourado e branco. Pode-se combinar uma parede de porcelanato com um papel de parede dourado. Para trazer um pouco mais de cor, os acessórios podem ser rosé. Podem ser feitas uma construção ousada de cores, raramente usada. Isso deixa o ambiente moderno e sofisticado, ao mesmo tempo que mantém a intenção clean”, completa. 

3. Pense nos detalhes

“Por conta do lavabo ser um ambiente pequeno, é importante que as pessoas não optem por grandes espelhos que ocupam a parede toda, já que não combinaria com as dimensões do ambiente. Uma boa opção para os lavabos são os espelhos redondos sustentados pela cinta. Além disso, uma pia inserida na parede toda, de forma linear e com o recurso de uma torneira lateral, é uma ótima opção para sair do convencional e trazer versatilidade ao ambiente”, ressalta a arquiteta.

4. Aplique a técnica Feng Shui no seu lavabo

“A base do Feng Shui é a energia vital, então podemos entender que essa técnica equilibra a energia vital dos ambientes de uma casa. No Feng Shui, o que fica aberto sem necessidade é um desperdício de energia, então a dica principal é manter a porta do lavabo, a tampa do vaso sanitário e o ralo sempre fechados. Além disso, ao escolher o cesto de lixo, é importante optar por um modelo com tampa, pois o lixo emite más vibrações. Sendo assim, evite deixá-lo aberto também. Outra dica importante é manter o ambiente aromatizado. O ideal é buscar óleos essenciais e fugir de aromas artificiais, assim criamos conexões positivas”, diz.

5. Não se limite ao porcelanato

“Como o lavabo é um ambiente pequeno, sem área molhada, não é necessário porcelanato em todas paredes. É possível colocar papéis de parede, revestimentos, pintura, painel ripado e itens de madeira, por exemplo. Essa versatilidade possibilita um ambiente de criatividade e ousadia, mesmo sendo importante não exagerar na quantidade de informação do ambiente”, conclui Luciana Patriarcha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *