Algumas dicas para manter os pés de crianças saudáveis. É preciso redobrar a atenção com os pequenos para evitar problemas como unhas encravadas e o famoso chulé.

Quem convive com criança sabe, as brincadeiras rolam soltas o dia inteiro e o pé no chão, muitas vezes, acaba sendo o principal alvo de pancadas e machucados.

“Os pais devem ficar atentos aos pezinhos, principalmente dos bebês quando começam a engatinhar, já que eles acabam friccionando-os no chão e se a unha não estiver cortada corretamente poderá inflamar”, comenta a podologista Karina Barros. “Para os maiores, a atenção ainda continua, já que é comum, nessa idade, topadas com objetos, ou até mesmo com o chão, causando lesões às unhas”.

Corte das unhas

Cortar unhas também é um trabalhão, e a agitação e recusa dos pequenos tornam o processo ainda mais difícil. “A segurança nesses casos é fundamental e a melhor opção é sempre recorrer a um profissional especializado, que tem um olhar mais técnico e aguçado para proceder da melhor maneira, de forma a evitar complicações, como unhas encravadas ou inflamações”.

Calçados

Sobre os calçados, a importância de escolher um confortável, já que os apertados podem favorecer complicações das unhas, e dar preferência aos modelos mais abertos no verão. “Para prevenir o famoso chulé, é ideal que os pais deixem os sapatos em ambiente arejado quando não estiverem em uso e, se possível, que prefiram sandálias e chinelos durante os dias mais quentes. O suor cria um ambiente bastante favorável para proliferação de micro-organismos que causam o mau cheiro”. Existem alguns produtos no mercado para eliminar o odor dos pés e calçados, como Odor Free em duas versões: Tradicional e o Sensitive.


Karina Barros é podologista e coordenadora técnica da Doctor Feet, a mais ampla rede de serviços de podologia e venda de produtos para cuidados dos pés, médicos e ortopédicos, mobilidade e bem-estar. www.doctorfeet.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *