Para prolongar a vida útil do seu sofá, uma limpeza profissional é recomendada pelo menos uma vez ao ano.

O sofá é um móvel quase indispensável nas residências e, muitas vezes, sua utilidade vai além do convencional. Muitas pessoas dormem, brincam com crianças e animais domésticos e até mesmo se alimentam acomodadas nele. Diante de diversas atividades, a importância da limpeza vai muito além da aparência. Além de manter a estética agradável, também garante a prevenção de doenças e prolonga a vida útil do móvel.

Diante disso, David Pereira, gerente do Porto Seguro Faz, traz cinco dicas para manter a higiene e a estética do sofá:

  1. Aspire o sofá semanalmente

O aspirador é o maior aliado na limpeza diária do móvel. “Mantê-lo livre de pó e fuligem é importante para prevenir doenças. Além disso, cobrir o sofá com mantas impermeáveis ajuda na manutenção e pode prolongar a vida útil dele”.

  1. Não utilize produtos de limpeza

Produtos como limpa carpete, detergente, amaciante, sabão em pó ou similares correm o risco de danificar o tecido ou sujá-lo ainda mais. “São produtos alcalinos, o que faz com que eles sejam potencialmente danosos a tecidos com pouca resistência”. Além disso, o uso caseiro desses produtos não garante a total neutralização deles. “O pano úmido sobre o tecido não removerá todo o detergente, sendo assim, o resíduo dele ficará no sofá e tornará aquela superfície hidro atrativa, ou seja, qualquer gota que cair fará uma mancha”.

  1. Não utilize vinagre

Muitas pessoas utilizam vinagre para tentar remover manchas do sofá, no entanto, o que muitas delas não sabem é que o produto ácido pode danificar o móvel ainda mais. “Uma vez aplicado sobre o tecido, ele poderá corroer fibras naturais, danificar tecidos acoplados a dublagens sintéticas (quando o tecido de um lado possui um material e no forro possui outro), amarelar quando exposto a luz, alvejar colorações escuras, remover estampas, etc”.

  1. Seque com ventilador e panos secos

Se houver um acidente, é importante limpar o líquido que caiu com um pano macio e bem úmido. E, diferente do que a população costuma fazer, é recomendado molhar todo o assento ou peça onde houve o derramamento de líquido para não criar uma mancha d’água. “Ao molhar todo o braço do sofá, ao invés de apenas uma parte dele, por exemplo, a secagem ocorre de modo uniforme”, aconselha. Após, seque com ventilador e panos secos e, se isso não resolver, chame um profissional.

  1. Faça a limpeza profissional uma vez ao ano

É recomendado a limpeza profissional destes móveis uma vez ao ano e, em alguns casos, a cada seis meses. “Estofados revestidos em tecido devem ser lavados a cada 12 meses, contudo, locais onde o uso é contínuo, o indicado é a cada seis meses”. Já estofados revestido em couro e sintéticos similares, é preciso observar o local onde ficam. “Caso recebam luz direta, têm uma tendência maior de ter rachaduras devido à falta de hidratação. Neste caso, o correto é fazer a limpeza profissional no mínimo duas vezes por ano”.

Diante de acidentes que causem grandes danos ao móvel, também é recomendado o auxílio de um profissional. “Com isso, evitamos a proliferação de bactérias e desgaste do sofá devido à limpeza superficial”.


David Pereira é gerente do Porto Seguro Faz, que oferece serviços que podem ser contratados por qualquer pessoa, mesmo não sendo segurado Porto Seguro. Hoje a companhia executa o tratamento por extração em qualquer superfície de tecido sintético ou natural em sofás, colchões, cadeiras, poltronas e demais itens que podem ser avaliados para o tratamento. Além disso, também é possível realizar a higienização de superfícies de revestimentos sintéticos e naturais do tipo couro corino, corano e couro ecológico. www.portosegurofaz.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *