Sinônimo de autocuidado, mas ainda alvo de preconceitos, a psicoterapia desperta dúvidas e atiça a curiosidade. Com o objetivo de sanar incertezas e derrubar mitos, a psicóloga Mariangela Blois lança Psicologia: Modo de Usar pela Matrix Editora.

O livro proporciona uma imersão nas complexidades dos encontros psicoterapêuticos. Utiliza, para tal, situações reais e casos do cotidiano clínico da autora para exemplificar as alegrias e desafios inerentes a essa prática.

“Quando buscar um terapeuta?”, “Como encontrar o profissional certo?”, “Qual a dinâmica de uma sessão?”, “Preciso contar minha vida desde a infância?”, “Posso falar sobre qualquer assunto?” e “O psicólogo só vai ouvir tudo em silêncio, sem interagir comigo?” são algumas das perguntas que a especialista pela PUC-SP responde nas páginas.

A partir das histórias de pacientes atendidos ao longo da carreira, cujas identidades são preservadas na obra, a psicoterapeuta permite que o leitor vislumbre exemplos próximos de seu dia a dia. Assim, cada capítulo é também uma jornada de autoconhecimento, guiada pelas mãos experientes de Mariangela, que aponta direções sem impor caminhos.

Dilemas como descobertas sexuais, traição, envelhecimento, distúrbios alimentares, solidão, ansiedade, depressão e burnout são abordados de forma leve e acessível. A cada caso, a especialista desmistifica a ideia obsoleta de tratamentos prolongados e destaca a importância da colaboração paciente-terapeuta para a eficácia da abordagem cognitivo-comportamental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *