Lutar contra a depressão não é algo fácil, por isso deve se buscar ajuda quanto antes. A Dra. Gesika Amorim, Neuropsiquiatra, especialista em saúde mental e neurodesenvolvimento, apresenta cinco sinais que podem indicar a depressão:

  1. Sentimentos de tristeza e desesperança: A tristeza é um sentimento normal, mas se ela persistir por mais de duas semanas e interferir nas atividades diárias, pode ser um sinal de depressão.
  1. Perda de interesse em atividades: Uma pessoa com depressão pode perder o interesse em atividades que antes eram prazerosas, como hobbies, esportes ou sair com amigos.
  1. Alterações no apetite: A depressão pode causar alterações no apetite, levando a uma perda ou ganho de peso significativo.
  1. Fadiga: A depressão pode causar fadiga, mesmo depois de uma boa noite de sono.
  1. Pensamentos suicidas: Em casos graves, a depressão pode levar a pensamentos suicidas.

Se você ou alguém que você conhece está sofrendo de depressão, é importante buscar ajuda profissional.

O tratamento para depressão deve ser feito com o uso de medicamentos antidepressivos, associados com sessões de psicoterapia como uma ajuda imprescindível no lidar melhor com as emoções e no resolver conflitos – alerta a Dra. Gesika Amorim.

O tratamento pode ser complementado com terapias alternativas e naturais, como atividades de lazer, passeios ao ar livre, ler ou meditar, também com o objetivo de aumentar o bem-estar e o auto cuidado.

É imprescindível que o tratamento para depressão seja feito com a orientação do psiquiatra, e o tempo deste varia de acordo com a causa, gravidade e intensidade dos sintomas, além da possibilidade e do empenho do indivíduo em seguir o tratamentoÉ preciso desmistificar o tratamento da depressão e vencer o preconceito. Procure um profissional da saude mental; todos merecemos sermos felizes! – conclui a Dra. Gesika Amorim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *