Segundo o Google Trends, as pesquisas sobre procrastinação subiram 90% nos últimos cinco anos. A ferramenta também indicou aumento nas pesquisas para as palavras “foco“ e “preguiça”. Uma pesquisa realizada pela consultoria Triad PS, de São Paulo, sugere que cerca de 70% dos brasileiros procrastinam a realização de tarefas. Nos Estados Unidos, pelo menos 20% da população já tornou esse problema crônico, quando o adiamento das tarefas já atrapalha a carreira e os relacionamentos pessoais.

Para vencer o desafio de procrastinar, a coach, palestrante e diretora da Febracis Paraná, Daniella Kirsten, destaca a importância de compreender as raízes da procrastinação e adotar estratégias práticas para superá-la. Ela enfatiza que, muitas vezes, a procrastinação está ligada a fatores emocionais e psicológicos, e a chave para superá-la é abordar essas questões de maneira assertiva.

“O autoconhecimento é umas maiores ferramentas para entender a forma como sua mente e corpo funcionam, adquirir autorrespeito e reconstruir padrões de comportamento. A falta de atitude e a procrastinação podem ser superados com o reconhecimento  das nossas reações diante de obstáculos, criando estratégias para melhorar a autoconfiança e se tornar mais resiliente diante dos desafios”, aconselha.

A especialista compartilha algumas dicas para vencer a procrastinação e transformar seus sonhos em realidade:

1. Entenda a origem: a procrastinação, muitas vezes, está enraizada no medo do fracasso, da rejeição ou até mesmo do sucesso. Ao identificar a origem desses medos, podemos enfrentá-los de frente e superá-los.
2. Divida as metas em tarefas menores: grandes metas podem ser assustadoras. Divida-as em tarefas menores e mais gerenciáveis. Dessa forma, você cria um plano acionável e reduz a sensação de sobrecarga.
3. Estabeleça prazos realistas: defina prazos realistas para suas metas. Isso cria um senso de urgência e mantém você focado. Lembre-se, pequenos progressos consistentes levam a grandes resultados.
4. Elimine as distrações: identifique e elimine as distrações que o impedem de focar em suas metas. Desconectar-se das redes sociais e criar um ambiente de trabalho sem interrupções são ações essenciais nesse processo.
5. Celebre pequenas conquistas: ao atingir marcos menores, celebre suas conquistas. Isso não apenas reforça o progresso, mas também aumenta a motivação para continuar avançando.
6. Estabeleça hábitos positivos: crie rotinas diárias que promovam o progresso em direção às suas metas, como o exercício físico, leitura e conhecimento. Hábitos positivos são a chave para superar a procrastinação e manter o foco.

Transformar a procrastinação em produtividade é uma habilidade que pode ser estudada e adquirida. “É preciso se conhecer para identificar quais sentimentos e atitudes estão bloqueando o seu progresso. Invista em cursos, palestras, sessões de terapia ou em profissionais especializados em desenvolvimento de carreira para desenvolver habilidades assertivas para enfrentar a procrastinação”, finaliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *