Datas comemorativas costumam ser para pessoas solteiras um tópico sensível a ser tratado, afinal, muitos desejam levar um parceiro para apresentar a família em celebrações como Natal e Ano-Novo. Já outros desejam ao menos ter alguém como companhia.

O desespero de encontrar um amor para ter com quem passar essas festas, a ansiedade e a pressão para finalizar o ano acompanhados podem ser um sinal de alerta, impedindo que esse momento de começar um relacionamento não seja leve, como deve ser.

As comemorações podem ser um ótimo momento para conhecer novas pessoas, lugares e se abrir para um novo ano que se inicia, mas é necessário também cuidar de si antes de encarar um novo amor e a ansiedade pode ser um impeditivo. É o que indica o Especialista em Relacionamentos Maicon Paiva.

O Brasil é considerado o país mais ansioso do mundosegundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Na área sentimental, infelizmente, este fator pode chegar e fazer com que muitos indivíduos não consigam aproveitar de fato essa fase.

A ansiedade pode ter um impacto significativo nos relacionamentos, interferindo na dinâmica, na comunicação e no bem-estar emocional, não sendo apenas um sentimento, mas uma angústia que pode causar confusão a mente, afetando também a confiança com o outro e consigo mesmo. O trabalho de não ultrapassar o tempo de se apaixonar, e consolidar um envolvimento amoroso e saudável precisa ser vivido.

“O fato de querermos alguém ao nosso lado pode ser um sentimento que perdura o ano inteiro. A solidão pode surgir em datas comemorativas, como no Dia dos Namorados e festas de final de ano, momentos em que alguns comentários podem surgir, e reflexões também. O recomendado é não arrumar ninguém para ser apenas uma distração, mas procurar alguém para consolidar um novo relacionamento. Aqui, no Espaço Recomeçar, recomendamos a Amarração Amorosa, um trabalho das forças espirituais realizado para que duas pessoas fiquem juntas, para a conexão ser estabelecida entre um casal, promovendo mais harmonia e paixão; uma ligação que é perceptível pelos olhares apaixonados. Além disso, auxilia também para quem deseja voltar a ser feliz no amor, reatar com um ex-namorado(a) ou conquistar um amor não correspondido”, diz Maicon Paiva.

Especialista em Relacionamentos, Maicon Paiva, traz 3 dicas de como lidar com a ansiedade de encontrar um amor de fim de ano:
 

1.Autoconhecimento

Sem amor-próprio, estamos expostos a muitas vulnerabilidades, o que nos priva por vezes de enxergar defeitos das outras pessoas, toxicidades em relacionamentos. O autoconhecimento nos permite a entender o que desejamos e impor limites do que não deve ser feito. Explore seus próprios desejos e expectativas em relação ao amor.
 

2. Desacelere e encontre o ritmo

Compreender que a pressão social para encontrar um parceiro nas festas é muitas vezes exagerada, é importante passar esses momentos com quem realmente importa e não gastando horas de seu tempo para encontrar a pessoa perfeita. Valorize seu próprio ritmo e escolhas, independentemente das expectativas sociais.
 

3.Utilize a tecnologia a seu favor

Está indo viajar para reencontrar a família? É um ótimo momento para expandir seu círculo social e se permitir conhecer novas pessoas. Considere o uso de aplicativos de namoro como uma ferramenta adicional para encontrar o seu novo relacionamento.

Lembre-se de que encontrar um amor não é uma corrida, e cada pessoa tem seu próprio caminho e tempo. Aproveite as festas de fim de ano para se conectar consigo mesmo e com pessoas ao seu redor, independentemente do status amoroso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *