Segundo a ISMA (International Stress Management Association), estima-se que 30% da população brasileira pode ser afetada pela Síndrome de Burnout. Quem apresenta o dado é a Katherine Sorroche, psicóloga especialista em saúde mental da mulher e parentalidade, que preparou um compilado de condutas para aproveitar o final do ano e recompor a configuração da saúde de mente e corpo.

“A busca pelo equilíbrio começa com cada um avaliando a forma como está conduzindo sua vida e abrindo espaço para si mesmo, para práticas de autoconhecimento, para hobbies e coisas que realmente tragam satisfação, sentido e também desconexão da vida profissional para uma conexão com a família, a natureza, amigos, livros”, resume a especialista, ao aconselhar: “É preciso sair do piloto automático e buscar preencher a própria vida com outros ambientes e recursos que tragam satisfação e alívio mental”.

Segundo ela, para afastar-se de condições como estresse, exaustão e até o burnout, é preciso dedicar um pouco de cada dia a esse cuidado subjetivo que é o trato com a própria mente e a própria rotina. “Diariamente, precisamos buscar recursos para recarregar”, define a Katherine.

Ao considerar que o indesejado estado de estresse crônico resulta da forma como se leva a vida, a psicóloga recomenda aproveitar o fim do ano, e as mudanças naturais de agenda que essa época incita, para rever condutas na intenção de alcançar uma vida mais equilibrada e uma rica saúde mental. “Que tal aproveitar o final do ano para rever o que é importante para você? Faça um balanço entre o que está drenando sua energia e como você poderia recarregá-la”, indica.

Abaixo, Katherine traz algumas dicas do que fazer para aliviar o estresse e a exaustão mental aproveitando a folga do fim do ano:

Fique longe do celular o maior tempo possível: a sobrecarga digital tem cada vez mais influenciado nossa saúde mental. Apesar de ser entendida como uma fonte de prazer e alívio imediato de tensão, por trazer certa distração, gera excesso de dopamina (hormônio do prazer) e é potencial para gerar um comportamento de comparação com outras pessoas e vidas de redes sociais, podendo trazer posterior frustração, tristeza, sentimentos de inadequação ou incapacidade.

Pratique grounding: Já se comprovou que a conexão com a natureza, para adultos e crianças, só traz benefícios ao corpo, à mente e ao cérebro. Aproveite os dias que se aproximam para fazer atividades ao ar livre que proporcionem prazer em se conectar com a natureza: andar descalço na terra ou areia, mexer na água, tomar sol, apreciar a natureza.

Aprecie sua própria companhia: Leia um livro, assista a um filme, prepare uma refeição que você goste, resgate aquilo que te nutre emocionalmente.

Aprecie a companhia das pessoas que você ama: As conexões sociais têm efeito curativo para o corpo e para a mente. Além disso, traz sensação de bem-estar e também pode promover trocas de ideias saudáveis e estimular o intelecto.

Coma bem: Aproveite para se alimentar melhor, com mais nutrientes, trazendo também calma e presença para o momento das refeições.

Pratique atividade física 

Durma: Cuide do seu sono e aproveite para dormir mais cedo e ter um sono de mais qualidade

Atenção consigo: Esteja atenta a si mesma, aos seus sentimentos e aos sinais do seu corpo. Na maioria das vezes, o corpo dá sinais de que precisa de descanso, de desaceleração. Respeite seus limites.

Autoconhecimento: Adquirir consciência sobre si mesma, desenvolver clareza sobre o que traz sentido, satisfação e realização para sua vida; aprender a lidar com suas emoções. Tudo isso faz com que se construa clareza sobre a vida que se quer viver e seja possível, de fato, agir para construí-la.

O autoconhecimento te torna líder e protagonista da própria vida e isso faz com que você faça melhores escolhas, deixe de viver no piloto automático, desenvolva mais presença para as suas relações pessoais e profissionais, se distancie de ambientes tóxicos (geradores de estresse e potencial para burnout) e cuide melhor dos pilares do manejo do estresse (alimentação, sono, atividade física e suplementação).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *