Aprender a identificar e lidar com emoções é essencial para manter e elevar o bem-estar emocional. Principalmente, quando, inconscientemente, nos deixamos tomar por emoções negativas que afetam nossas atividades no dia a dia e impedem o crescimento pessoal e profissional.

Pensando nisso, a palestrante Elis Becker desenvolveu algumas estratégias para identificar esses pensamentos prejudiciais, neutralizá-los e utilizar de habilidades para melhorar a inteligência emocional.

De acordo com Elis, o primeiro passo para melhorar a capacidade de lidar com emoções negativas de forma saudável é justamente reconhecê-lá. “Tire um momento para parar, sentir e identificar o que exatamente este sentimento significa para você. Na correria do dia a dia, não deixamos que nada fique à flor da pele, afogando tudo no subconsciente e não percebendo o que cada emoção significa até explodirmos”, explica.

Depois de reconhecê-las é hora de aceitá-las! “É fundamental entender que é normal ter sentimentos negativos. O importante é não se culpar por eles, reconhecendo que eles fazem parte da experiência humana e que todos vão sentir”, aponta Elis.

“Mas não é porque devemos aceitá-las que não devemos fazer nada para mudá-las”, reforça a palestrante enquanto explica que tentar descobrir o que está causando esta emoção, de onde ela vem, porque nos sentimos desta forma nesta situação. Identificando a causa, é hora de praticar a empatia que tem com os outros consigo mesmo. “Trate-se com gentileza e compaixão, lembre-se que todos têm altos e baixos emocionais”.

Por fim, a palestrante e coach afirma  que está tudo bem em pedir ajuda quando necessário. “Cuidar de sua saúde emocional é uma parte essencial de uma vida equilibrada e saudável. Se sentir dificuldades constantes em lidar com emoções negativas, procure um profissional”, finaliza. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *