Se você quer ter bons relacionamentos, a comunicação é essencial para isso, pois conseguimos criar uma conexão emocional, é muito mais fácil resolver conflitos, construir confiança, alinhar as expectativas e dar suporte ao parceiro. Saber o que falar e principalmente como falar pode ser decisivo para um relacionamento saudável.

Segundo Fernanda de Morais, Fonoaudióloga Mentora e Especialista em Comunicação e Oratória, a má comunicação gera muitas consequências negativas, como a falta de entendimento, brigas frequentes, ressentimentos e frustrações, distanciamento e falta de crescimento e conexão.

“É importante reconhecer quando isso acontecer e investir em melhorar o padrão de comunicação, como ouvir atentamente, desligar os pré-julgamentos, exercitar a empatia e expressar-se de maneira clara e respeitos para fortalecer o relacionamento”, recomenda.

Com base nisso, a especialista preparou 8 sugestões de habilidades para melhorar a comunicação e ter sucesso nas conquistas.

Confira:

1.     Escutar mais e falar menos

Demonstre interesse genuíno nas palavras da outra pessoa ouvindo atentamente e prestando atenção em cada história e comentário.

Um bom “termômetro” para saber se você realmente está escutando com atenção é: dias depois de conversar, você pergunta sobre o desfecho de alguma história que a pessoa te contou? Por exemplo, se ela disse que tinha uma prova difícil… você pergunta como foi na prova? Isso é demonstração de carinho.

2.     Ser bom de papo

Quem não gosta de conversar com uma pessoa agradável e que sabe falar sobre qualquer assunto, não é? Saber falar sobre as notícias do mundo, sobre o filme novo que está em cartaz no cinema e sobre o livro que foi lançado na semana passada, são alguns exemplos de assuntos que precisamos investir para sermos realmente bons de papo e ajudar na conquista.

3.     Fazer perguntas inteligentes

Uma pergunta inteligente é aquela que pede mais detalhes de um assunto, que aprofunda uma conversa. Por exemplo: seu “match” contou que está trabalhando com vendas nos últimos meses. Você pode dizer: “Que interessante!! E como você se encontrou nessa área?”. Dessa forma, você dá a chance de ter mais detalhes, e certamente a outra pessoa se sentirá valorizada!

4.     Falar com o seu olhar

Já ouviu dizer que o “Olhar é espelho da alma?”. Shakespeare nos deixou esse rico ensinamento. Nós expressamos mensagens que vão além das palavras por meio do olhar. O tipo e duração do olhar podem trazer ironia, respeito, leveza, sedução, timidez, paixão… pense no que você quer transmitir e seja coerente no olhar e no tipo de conversa que estão tendo. A linguagem corporal tem que ser genuína!

5.     Ser empático

Colocar-se no lugar da outra pessoa te ajuda a entende-la muito melhor, por isso use palavra que mostrem a empatia, como: “Eu entendo como você se sente”, “Posso imaginar como isso foi difícil para você”.

6.     Ter senso de humor na conversa

Use o humor de maneira respeitosa e adequada para criar um clima descontraído e agradável. O humor pode te ajudar a criar uma conexão positiva e quebrar o gelo.

7.     Respeitar as diferenças

Se você quer um relacionamento saudável e inclusivo, demonstre respeito pelas diferenças e não julgue de maneira precipitada. Para isso evitar generalizar pois isso pode levar a equívocos e preconceitos. Respeite as particularidades e opiniões mesmo que diferentes das suas.

8.     Fazer elogios

Fazer elogios sinceros é uma ótima maneira de demonstrar interesse e valorizar as qualidades. Lembre-se de ser sincero e valorizar as qualidades internas também. Reconheça as conquistas e esforços e seja sempre genuíno. Cuidado com o excesso de elogios que pode parecer falso e exagerado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *