Para ter maior performance você precisa se conhecer. Por acaso, você já fez uma análise comportamental, uma análise corporal? Você sabe o que te motiva, o que te afasta, qual é o melhor ambiente para você produzir mais, que tipo de roupa te empodera, quais são suas necessidades emocionais e físicas?

Isso é necessário para o autoconhecimento para saber, também, que a opinião do outro não me define. É apenas a opinião do outro. E às vezes essa opinião chega em forma de alguém que nos ama, que emite uma sugestão que pode te travar se você não se conhece. Saber das próprias capacidades, competências, limitações e necessidades é se conhecer. Se blindar. Por cuidado mesmo e quando isso acontece, ninguém te segura.

Assim, como dicas básicas para o dia a dia e para a vida, elenco 3 importantes ‘chaves’ que mudam toda a percepção de vida:

1ª O teu passado não te condena

Ele te empodera. Ele te preparou para você chegar até aqui. Te lapidou para que você seja quem é hoje, mas é necessário deixar o passado passar. Para trás. 

2ª A vida é feita de ciclos

Todos os dias um novo ciclo se inicia ou termina. Em todos os sentidos! E entender isso é trazer paz para tudo que chega e para tudo que vai, inclusive, um item que se quebra, que ficamos choramingando, sabe? O tempo daquilo em nossa vida acabou. Foi útil enquanto durou. Igual quando alguém vai embora da nossa vida, alguém que faleceu. Ao invés de chorar pela partida, agradeça pelo tempo que essa pessoa ficou com você e participou do seu crescimento. 

3ª (e mais importante) Conhecimento é igual paraquedas

Só funciona se você usar.

Por Joseana Sousa: psicanalista, especialista em desenvolvimento humano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *