Sabia que você é um sistema produtivo? As coisas que você faz nessa vida, como trata as pessoas, como trabalha, como resolve problemas… Tudo isso são os produtos que você gera, e são esses produtos que definem o seu destino, que constroem o seu sucesso.

E assim como toda estrutura de produção, você só terá bons resultados inserindo, em sua vivência, os elementos certos por meio de um processo de qualidade.

Explico. Como engenheiro de produção, um dos princípios que logo ficou claro para mim, é que para se criar um produto de qualidade, em qualquer sistema produtivo, é necessário atender a dois principais requisitos: 1) ter uma matéria-prima de qualidade; e 2) ter um processo de qualidade.

Matéria-prima e processo. Veja. Inserir uma matéria-prima de qualidade em um processo desajustado, vai gerar produtos ruins. Da mesma forma, por melhor que seja o processo, sem uma matéria-prima boa, não é possível ter qualidade nos resultados.

Em nossa vida não é diferente. Nossas ideias, pensamentos, ações e até mesmo comportamentos, são, em grande parte, fruto dos elementos e conteúdos (matéria-prima) a que somos expostos, e que internalizamos de alguma forma. Ou seja, geramos resultados de acordo com o que consumimos (filmes que assistimos, pessoas que conversamos, ambientes que frequentamos, entre outros).

Diante disso, de todas as matérias-primas a que nos expomos, não há como não destacar uma das mais valiosas de todas: os livros!

A beleza e a importância da leitura sempre devem ser exaltadas. Porque livros são oportunidades de consumir, deliberadamente, conteúdos de altíssima qualidade, de forma organizada e direcionada para nos transformar e nos levar rumo ao que desejamos.

É poderoso. Pense bem! Diversas pessoas de sucesso, personalidades incríveis que passam pelo mundo, estruturam anos de conhecimento, estudos, experiência e aprendizados em um compêndio de páginas bem escritas, com as ideias bem-organizadas e as disponibilizam para quem quiser consumir tudo isso. Uma verdadeira preciosidade! É como sempre costumo dizer: livros são capazes de nos agregar anos de aprendizagem e conhecimento em apenas algumas horas de leitura. Isso é impagável!

É por isso que os livros são uma das matérias-primas mais valiosas que existem para esse sistema de produção que chamamos “ser humano”. Então, antes de qualquer coisa, se quiser evoluir exponencialmente, consuma livros. Mergulhe no denso mar de conteúdos de alta qualidade que os livros guardam, aprenda, absorva, entenda!

Mas, sabendo o poder que os livros possuem sobre nossa evolução, a pergunta que nos vem em seguida é “como desenvolver os processos para otimizar a aplicação dos conteúdos (matéria-prima) de qualidade que escolhermos absorver?”. Isso você pode desenvolver se autoliderando, e isso também se pode aprender por meio de um livro: (Auto)liderança Antifrágil!

A metodologia da (Auto)liderança Antifrágil é sobre aprender a se estruturar para poder escolher deliberadamente como você vai reagir ao que acontece em sua vida, gerando resultados de crescimento contínuo, independente do desafio que o mundo joga em você.

Adote livros como fonte de matéria-prima e processos antifrágeis como forma de praticar o que aprende. Esse é o caminho do seu sucesso!

Por Victor de Almeida Moreira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *