Amadurecimento e autoconhecimento são ingredientes fundamentais para desenvolver o amor-próprio que não é nada mais nada menos do que se amar, respeitar as suas fraquezas e buscar cada vez mais uma vida equilibrada em todos os setores, como no âmbito profissional, emocional e na preocupação da saúde física e mental. Aprender a lidar com si mesmo é o ato de amor que envolve coragem e empatia por si próprio.
Mas, porque então, é tão difícil construir e manter o seu amor-próprio em dia? Segundo Caio Moura, psicólogo e neuropsicólogo, o autocuidado e o equilíbrio são peças-chave que vão dar suporte para o caminho e a construção do amor-próprio. “Uma maior preocupação em manter hábitos saudáveis vai trazer o autocuidado porque a pessoa vai passar a amar mais a si mesma e consequentemente vai cuidar melhor dos seus aspectos físicos e isso não envolve apenas a saúde física, mas a saúde como um todo. Já o equilíbrio emocional é um passo importante para alcançar o amor-próprio. É preciso desenvolver uma trajetória de autoconhecimento para se regular emocionalmente e, quanto mais profundo esse autoconhecimento, melhor para a gestão do seu amor-próprio.”
O psicólogo listou 05 atitudes que indicam a falta de amor-próprio. “Se você identificar algumas dessas atitudes, vale a pena repensar e começar a trabalhar no seu amor-próprio. Buscar a ajuda de um profissional é primordial. Ter o amor-próprio em dia é sinônimo de qualidade e equilíbrio na vida”, conta.
01. A pessoa não consegue dizer não.
Esse é o tipo de pessoa que é muito permissiva e tem dificuldades de estabelecer limites nas relações sejam elas com amigos, familiares e relacionamento amoroso.
02. Faz mais para os outros do que para si.
É muito comum essa pessoa se ver sem energia no dia a dia e inclusive para os seus próprios projetos, sonhos e o autocuidado. Ela está sempre fazendo favores para os outros e esquece de si mesma.
03. Dependência emocional.
A pessoa se mantém em relacionamentos complicados e só consegue enxergar a fonte de amor o outro e não ela mesma. Ela acredita que para dar amor a si próprio, essa pessoa precisa do outro para receber amor, afeto e carinho, o que causa a dependência pelo outro.
04. Procrastina seus próprios planos e metas.
Tem uma certa dificuldade em achar importante a sua meta porque falta amor próprio. Se você não se ama, você não vai amar seus projetos, nem as suas metas e consequentemente você vai procrastinar.
05. Não é feliz com a sua rotina.
Puxando a questão da felicidade, a pessoa não se vê feliz com aquilo que ela está vivendo porque ela está tocando uma vida sem amor, levando uma vida no automático e com esse cenário a rotina gera ansiedade. É a história do domingo à noite que palpita o coração e traz a realidade da rotina.
CONTINUE LENDO →