A atriz Cláudia Raia pegou os fãs de surpresa ao anunciar que está grávida aos 55 anos, a notícia gerou debate na internet e reacendeu a discussão sobre os riscos da gestação tardia, mas para além dos impactos físicos no corpo da mulher, a gravidez nessa fase da vida também pede cuidados com a saúde mental.

A gravidez tardia apresenta uma série de riscos físicos, como o aumento das chances de abortos espontâneos, mortalidade perinatal, parto prematuro e possibilidade de erros genéticos na formação do bebê, o que faz com que os cuidados com a saúde física sejam priorizados em detrimento da saúde mental da mulher.

Segundo a neuropsicóloga e mestre em psicanálise, Dra. Leninha Wagner, a sociedade exerce grande influência na escolha por uma gravidez tardia.

A gestação tardia tem aumentado consideravelmente, o que vem sendo mostrado em diversos estudos nos âmbitos nacional e internacional. As mulheres estão optando em ter uma gravidez tardia por questões econômicas e psicológicas, planejando e adquirindo maior maturidade e estabilidade financeira, para se tornarem mães”.

Além disso, é essencial cuidar do equilíbrio emocional da mulher durante a gravidez tardia, pois o alerta sobre os possíveis problemas de saúde ligados à idade em que a gestação ocorre pode gerar estresse e ansiedade na mãe, o que pode ser prejudicial.

Divulgação: Redes Sociais

Dra. Leninha Wagner ressalta a importância do acompanhamento médico para a mulher em casos de gestação tardia e avalia que em alguns casos a mãe pode ter mais estabilidade financeira e  maturidade para lidar com a situação, apesar dos desafios da gestação tardia.

Em qualquer idade, a gestação deve ser acompanhada de perto por profissionais, porém a partir dos 35 anos os cuidados devem ser redobrados, ser individuais e humanizados em relação ao cuidado com a saúde da mulher, pois se de um lado há maior maturidade, maior nível de instrução bem como está mais preparada emocional e financeiramente, portanto mais segura para este momento, por outra perspectiva, fisiologicamente requer uma atenção especial”, afirma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *