O estresse faz parte do dia a dia de todas as pessoas. Ele é uma reação natural do organismo quando passa por situações de ameaça ou perigo. É uma resposta do corpo humano que ativa hormônios, entre eles a adrenalina e provoca alterações físicas e emocionais. O 23 de setembro é o Dia de Combate ao Estresse.

Dor no peito; taquicardia; fadiga; enxaqueca; diarreia; tremores no corpo; dor no estômago; náuseas e constipação são alguns efeitos provocados nas pessoas estressadas. Com origem na palavra inglesa “stress” ela significa: “pressão, tensão ou insistência”.

“A saúde mental/emocional está ligada à qualidade de vida. O difícil é dar a devida atenção para o nosso dia a dia e corrigir pequenos hábitos capazes de fazer uma grande diferença para a nossa saúde”, diz Camila Capel, especialista em Inteligência Emocional e Escuta Terapêutica. Ela cita que o estresse é um estado de tensão onde corpo, alma e espírito são convidados a superar-se para restabelecer a saúde. “Caso esse estado de tensão não seja superado, a pessoa adoece também fisicamente”.

Camila cita alguns caminhos para a superação do estresse como: alimentação saudável; investimento na qualidade do sono; prática de exercícios físicos; aromaterapia; Yoga, Ayurveda, meditação, escolha adequada da pessoa para ser relacionar e a prática do amor-próprio. “O conceito da medicina tradicional de como tratar as doenças vem caindo por terra. As medicinas Antroposófica, Chinesa, Integrativa, Vibracional, só para destacar algumas, trabalham com um conceito diferente que é o de promover a saúde e, consequentemente, prevenir as doenças. O que precisamos é promover a saúde mental, emocional e espiritual e assim teremos a promoção da saúde física”, diz.

A especialista destaca que uma vida saudável exige uma auto-observação constante e que isso dá trabalho. “No âmbito mental possuímos mecanismos que nos levam a seguir caminhos automáticos e a mente tende a seguir a mesma rota. Já o corpo, é o nosso instrumento para orquestrar a cerimônia da vida, e ele sempre nos dá as melhores diretrizes. Quando aprendemos a cultivar uma relação íntima com ele, aprendemos a perceber seus sinais mais sutis e podemos gentilmente corrigir a rota, mudando pequenas coisas para levá-lo novamente ao equilíbrio.

Camila Capel dá cinco dicas para a busca do equilíbrio e alívio do estresse:

  • Conecte-se consigo mesmo: “Crie seu oásis interno, onde você possa fugir alguns minutos por dia e mergulhar dentro de si. Crie uma imagem mental de algum lugar que lhe traga paz e equilíbrio e feche os olhos, viaje até lá e sinta como se realmente estivesse ali. É um exercício simples, mas de grande efeito”, afirma.
  • Camila ressalta as qualidades da meditação no dia a dia atribulado pelos problemas. “Ela diminui a presença do cortisol, o hormônio do estresse. Mas o estresse não é o único motivo para meditar. Ela pode melhorar a sua concentração, o sono e ajudar a encontrar, dentro de você, um espaço para sentir e estar em segurança. No período da manhã, a nossa mente recebeu poucos estímulos e, por isso, a meditação pode nos preparar para ter um dia mais fluido. Realizá-la nos dá disposição anímica para enfrentar qualquer circunstância que venha a acontecer durante o dia, além de nos deixar mais atentos e trazer mais equilíbrio emocional”, aconselha. 
  • No âmbito mental possuímos mecanismos que nos levam a seguir caminhos automáticos, a mente tende a seguir a mesma rota. Já o corpo, é o nosso instrumento para orquestrar a cerimônia da vida, e ele sempre nos dá as melhores diretrizes. Quando aprendemos a cultivar uma relação íntima com ele, aprendemos a perceber seus sinais mais sutis e podemos gentilmente corrigir a rota, mudando pequenas coisas para levá-lo novamente ao equilíbrio.
  • O problema da busca pelo equilíbrio em nossos tempos é que nosso ideal se tornou a busca por coisas estáticas, certezas absolutas, excesso de conhecimento, comprovações. No fundo, queremos possuir algo para garantir a sensação de segurança, como se, assim, pudéssemos apreender algo em nossas mãos. Este conceito, além de equivocado, é a equação que traz sensação de ansiedade como resposta. Estamos sempre olhando para o futuro, para o que não temos hoje, como se pudéssemos ser felizes apenas quando os desafios e problemas em nossa vida não estiverem mais acontecendo.
  • Com tantas tarefas e a rotina bem puxada, o seu nome também aparece na sua agenda? Muitas vezes, a falta de autoconhecimento é questão de falta de tempo, mas podemos trazer pequenas doses de consciência em nosso dia que nos ajudam a caminhar no sentido do autodesenvolvimento. Crie o hábito de planejar a sua semana e marque momentos com você mesmo! Identifique o que você gosta e o que te faz bem e coloque em prática.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *