O estresse faz parte do cotidiano de bilhões de pessoas no Brasil e no mundo. Os dias cada vez mais agitados nos pressionam a dar conta de uma infinidade de tarefas praticamente ao mesmo tempo. Nesse ínterim, percebemos estar com o humor alterado sem entender o porquê. Uma situação que poderia ser considerada banal, toma uma proporção maior quando se está estressado.   

O que chamamos de estresse é uma resposta do organismo a situações desafiadoras ou perigosas. O estresse faz parte da vida e, inclusive, pode ser benéfico. É isso mesmo, um estresse passageiro, seguido de relaxamento e tranquilidade pode nos fortalecer fisicamente e mentalmente. Uma sessão intensa de exercício ou uma prova muito difícil se encaixam neste tipo de estresse. 

Mas o estresse crônico, desequilibrado, se tornou tão comum que quase sempre o termo “estresse” vem associado a uma conotação negativa. De fato, um estado de estresse constante impacta negativamente todos os sistemas do corpo, aumentando o risco de inúmeras doenças e distúrbios emocionais ou psíquicos.   

Este tipo de estresse precisa ser tratado, caso contrário ele contamina todo organismo e gera problemas nos ciclos do sono, no controle de peso, na manutenção da saúde e no convívio social harmonioso, além de gerar sintomas como tensão e dores em regiões como pescoço e costas.   

O estresse pode surgir das mais variadas formas, como no trânsito, em pequenos imprevistos durante o dia, excesso de trabalho, prazos apertados, contas para pagar, uma entrevista de emprego, reuniões difíceis de trabalho, relações mais duras com pessoas próximas, preocupações e inseguranças.  

Todos esses e outros fatores se somam, gerando um estado de estresse constante muito perigoso, pois o nosso organismo está programado para lidar com o estresse apenas por curtos períodos. Seu nível elevado e persistente é um dos principais motivos das visitas a um profissional de saúde mental, estando diretamente relacionado a problemas como a depressão, transtornos de ansiedade e síndrome do pânico.  

Hoje, as estatísticas mostram que 70% da população brasileira sofre com algum sintoma de excesso de estresse. A boa notícia é que existem muitas maneiras de “desestressar” e evitar o seu acúmulo.    

Confira as dicas abaixo.  

  • Relaxar os músculos pode ser uma boa opção para desestressar. Fazer exercícios de alongamento durante o dia e tomar banho quente antes de dormir pode ajudar a combater o problema.
  • Praticar exercícios de forma regular facilita a liberação de endorfinas e neurotransmissores benéficos que ajudam a melhorar o humor, a disposição e a prevenir e administrar o estresse. Passeios de bicicleta ou caminhadas são opções saudáveis que podem ser feitas regularmente.
  • A alimentação também deve fazer parte dessa rotina. Forneça ao seu corpo, nutrientes em abundância por meio da ingestão de alimentos saudáveis – vegetais, frutas, boas gorduras como azeite, abacate, castanhas e boas fontes de proteína, como ovos, carnes diversas, peixes, feijões, lentilhas, sementes, dentre outras. O sono regular e de qualidade também é fundamental, além de se expor frequentemente ao sol, que é a fonte primária de vitamina D e atua em diversos mecanismos que facilitam o bom humor e o equilíbrio. 
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *