O ator Caio Castro, depois da sua participação no podcast “Sua Brother”, no final do mês de julho, virou um dos nomes mais comentados no Brasil. Isso porque, na entrevista, o artista deixou claro que não se sente à vontade quando é obrigado a desembolsar a quantia do preço do jantar quando está em um encontro, mas que faz com prazer “essa gentileza” em certas ocasiões. O assunto virou febre no Brasil e criou o debate acerca de uma possível obrigação do homem em pagar a conta nos encontros.

De acordo com Maicon Paiva, especialista em relacionamentos, não existe uma obrigatoriedade por gênero e o casal pode criar acordos para que a situação não seja constrangedora para ambos. “É claro que existe um contexto para que muitas pessoas na sociedade deem a obrigatoriedade ao homem de pagar a conta no encontro, mas no mundo moderno e em que vivemos, e com o enorme movimento das mulheres de afirmação, a regra acabou ganhando uma elasticidade que coloca o diálogo como protagonista”, afirma o especialista.

Um estudo realizado pelo aplicativo de encontros amorosos Badoo, em 2018, ouviu mulheres da Inglaterra a respeito do pagamento de contas. Das ouvidas, 65% preferem pagar tudo, e 35% delas preferem que o homem pague. Outra pesquisa britânica, um pouco mais antiga, realizada em 2015, encomendada pela empresa financeira Friday Friday, diz que 29% dos homens jamais deixam a mulher pagar a conta no primeiro encontro.

Crédito: Unsplash

“Sempre proponho dividir a conta quando eu vou a um encontro, até porque ainda estou conhecendo a pessoa e ainda não sei a forma de pensar sobre ela. E dividir a conta não faz com que eu a veja sendo mesquinha ou algo do tipo. Claro, se a pessoa faz questão de pagar a conta, eu deixo, mas mostro também que não é nenhum problema rachar o que foi consumido”, disse a assistente administrativa Thalissa Franco, de 25 anos.

Há quem veja o ato do homem pagar a conta como cavalheirismo, sobretudo no primeiro encontro, mas é preciso entender que isso não é mais uma regra e que alinhar as expectativas em relação a isso é a melhor alternativa para evitar frustrações e constrangimento, e isso vale para todo e qualquer tipo de relação amorosa e/ou afetiva.

“Quando se trata de uma relação amorosa já estabilizada, o ideal é que haja acordos entre as partes e que consigam construir uma parceria que possibilite a análise financeira de cada um. O fato do homem pagar pode e deve ser normalizado também quando se trata da mulher que, por sua vez, também pode pagar a conta e isso não é nenhum problema. Se o casal possui acordos financeiros diferentes, não há problema desde que seja algo confortável para os dois”, conclui Maicon.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *