Uma pesquisa realizada uma pesquisa pelo Departamento de Psicologia da Universidade Hebraica de Jerusalém, concluiu que o primeiro encontro, quando bem-sucedido, pode evoluir muito rapidamente para um relacionamento. 

A análise foi feita levando em consideração o comportamento de casais durante o primeiro encontro. Conforme o desenvolver do evento, as ações comportamentais de cada parceiro, “como acenar com a cabeça, mover um braço ou mover uma perna”, eram analisadas pelos pesquisadores.

De acordo com Caio Bittencourt, especialista em relacionamentos bem-sucedidos, as ações e reações durante o primeiro encontro são cruciais para um futuro relacionamento entre o casal.

Ele diz que “quanto mais transparente e original você for durante o primeiro encontro, maior é a chance do seu par se sentir confortável para fazer o mesmo, relaxar e retribuir sendo quem realmente é. Ao se sentir bem com a companhia do outro, as posturas automaticamente relaxam e se cria uma certa sincronia durante o encontro, o que traz a sensação de identificação entre o casal, e é nesse momento em que aquela sensação de parecer conhecer a pessoa há tempos acontece. Daí descobrem que gostam das mesmas coisas, muitos sorrisos, toques, criando um vínculo e uma forte atração logo no início, o que pode resultar em um relacionamento com muito mais chance de dar certo.”

Divulgação

De acordo com a pesquisadora da Universidade Hebraica de Jerusalém, Shir Atzil, “conectar-se com um parceiro depende de quão bem podemos sincronizar nossos corpos.”

O resultado da pesquisa demonstrou que os casais são romanticamente atraídos um pelo outro quando sincronizam seus movimentos comportamentais aos do parceiro ao longo do encontro.

A pesquisadora diz que a descoberta demonstra que a sincronia comportamental e fisiológica pode ser um mecanismo útil para atrair um parceiro romântico. No entanto, pela pesquisa, ainda não se sabe se a sincronia aumenta a atração ou o sentimento de atração gera a motivação para se conectar com o parceiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *