Desde a adolescência, um sentimento de cansaço sempre me acompanhou. eu, que trabalhava e estudava, queria sempre fazer o máximo de coisas possíveis. Mas tudo parecia importante e urgente.

Eu fiquei com essa sensação de que sempre faltava algo a fazer. Ou mesmo que eu não dava conta. E isso me gerou ansiedade.

Se você se identifica com meu relato, creio que eu possa ajudar, por experiência própria. Sabemos o quão difícil é. Trabalharmos, estudarmos, cuidarmos da casa e de nossos projetos e terminar o dia sentindo que não estamos caminhando, que a vida parece estagnada.

Eu tenho sorte. Por um motivo cósmico, algumas pessoas gostam de mim e eu posso contar com elas. Meu padrinho é um desses. Um dia, ao visitá-lo, em uma franca conversa, desabafei essa sensação terrível que me acompanhava há tanto tempo e minha frustração de tentar muitas técnicas e nenhuma ter tido efeito prático e duradouro.

Ele, entre um gole e outro de seu uísque, me passou uma dica que ele fazia, há anos, para selecionar as ações que faria no dia dele. Eu o admiro muito e logo que começou a falar, saquei da bolsa papel e caneta e venho dividir com vocês.

É o método das Escolhas Poderosas que consiste em você compreender que há ações de alto e baixo impacto em SUA VIDA. Sim, ampliaremos para Vida e não apenas para parte dela, a área profissional. Sua vida, meu caro leitor, é importante e o que você faz com ela, é mais ainda!

Divulgação Freepik

Há 7 Poderes:

1. O Poder do Conhecimento

Que são ações que vão trazer mais conhecimento e sabedoria para sua vida! Um novo curso, uma consultoria, leitura de um livro ou artigo, um documentário, uma curiosidade, uma palavra nova em outro idioma. Algo que acrescente seu conhecimento.

2. O Poder da Saúde

Ações que cuidem de sua saúde física ou mental. Ter uma agenda semanal de exercícios, escolher boas refeições, fazer terapia, meditar, caminhar, viajar, se divertir, rir, marcar um médico, tomar sua medicação corretamente… enfim, ações que cuidem ativamente de sua saúde física.

3. O Poder Financeiro

Aqui falamos das ações que te trazem dinheiro! Seu trabalho (fazê-lo bem feito, empenhado, entregar no prazo, gerenciar sua empresa). Aplicações, investimentos: tê-los ou estudar sobre. Contratar uma consultoria financeira, negociar uma dívida, quitar uma dívida, economizar no supermercado. Baixar um app de gestão financeira pessoal. Passei a você, muitas ideias de Poder Financeiro, que são ações para ter mais dinheiro, cuidar do que tem ou deixar de perder dinheiro.

4. O Poder Material

São os bens materiais que você já possui. Sim, não pensamos nisso, né. Mas é o conserto de um chuveiro, limpar a casa, lavar os pratos, comprar um item que precisa ou quer. É mandar lavar o carro, usar aquela roupa especial em um dia aparentemente comum. É usar de forma consciente e cuidadosa os bens que você já conquistou.

5. O Poder Sexual

Área importantíssima, é o Poder Sexual. Nele engloba sua saúde afetiva, sua autoestima e sua sexualidade. Você cuida de você? Da sua aparência, do seu estilo. Cuida de sua saúde mental frente aos relacionamentos ou na ausência deles? Cuida do seu prazer físico e sexual sem medo, se conhecendo, usufruindo do seu prazer, seu corpo, de quem você é. São temas tabus, eu sei, caro leitor, mas é sua vida e essa área está presente, gritando em sua face, querendo que você se conheça mais e melhor. temas como relacionamento (estar em um ou não) é algo íntimo e pessoal. Reflita em como se sente no estado atual que está, quais são as sensações, sentimentos e sua auto visão.

6. O Poder dos Relacionamentos

Vivemos em sociedade, minha cara/meu caro! E temos pessoas que nos ajudam, que gostam de nós ou que simplesmente fazem parte do nosso cotidiano. Elas podem te ajudar, te atrapalhar ou serem neutras. Cuidar dos relacionamentos  daqueles que nos fazem bem é essencial. Mande uma mensagem, dê os parabéns, mantenha contato ativo com elas. Fale, expresse seus sentimentos, fale que as ama, que as adora. Pergunte como foi o dia, como estão as coisas. Para as pessoas neutras, trate-as com educação, empatia e cordialidade. Para as que não te fazem bem, permita-se dizer não a elas e imponha limites.

7. O Poder Espiritual

Cada pessoa tem uma forma de se conectar com o Todo. O Todo pode ser nomeado de formas diferentes: Jesus, Alá, Moisés, Buda, Ogun, Universo, Deusa, Krishna… não importa. O que importa é como você se conecta a Ele. Como você se sente bem ao contemplá-lo e receber sua energia poderosa e positiva, recheada de amor.

E assim, sabendo a melhor forma que te preenche de paz, faça mais vezes. Vá a igreja, ou medite. Acenda uma vela ou um incenso. Faça e se conecte!

Agora que você conhece os 7 Poderes, durante o seu dia você irá realizar uma ação prática para cada poder. São só 7 ações que vão mudar sua vida!

Após essa conversa com meu padrinho e ter anotado tudo, falei para ele que faria essa ação das Escolhas Poderosas. Todos os dias, eu listo as 7 atividades poderosas (uma para cada poder) que vão me ajudar a ter uma vida melhor e mais poderosa.

Com isso, percebi que meus resultados estão melhores, em todas as esferas de minha vida e me sinto menos ansiosa e mais ativa. Problemas, que antes eu empurrava com a barriga, começaram a se resolver. Problemas de saúde que eu fingia não ter, comecei a cuidar e sentir os resultados. Mais amigos ao meu redor. Trabalhei melhor.

Essa ação se tornou um norte em minha vida e trouxe resultados  práticos. Resultados nas 7 esferas poderosas. Teste! Tenho certeza que você vai amar o impacto positivo que você trará para sua vida!

Fonte: Débora Loureiro, especialista em Desenvolvimento Humano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *