Quase todo mundo já ouviu a frase: “A depressão é bobagem”. Mas o que é a depressão? Trata-se de um transtorno psiquiátrico, também conhecido como uma “infelicidade crônica”, que causa alterações nas capacidades físicas e cerebrais de quem sofre com a doença. Manifesta-se como um humor triste ou irritável e um sentimento vazio.

A condição clássica da depressão é chamada de transtorno depressivo maior, mas existem outras variantes da doença: a mudança desregulada do humor, a depressão persistente, alterações repentinas de ânimo no período pré-menstrual, além do transtorno depressivo causado por uma substância/medicamento ou por consequência de outra condição médica. Ou seja, vários fatores podem levar a um quadro depressivo, e muitas pessoas nem sabem que possuem o transtorno.

Segundo a psicóloga Larissa de Oliveira, a doença se desenvolve mais frequentemente no início da puberdade, e a maioria dos afetados são jovens adultos (de 18-29 anos), especialmente mulheres. . “Fatores como afetividade negativa, experiências adversas na infância, além de fatores genéticos e hereditários configuram-se como condição de risco para o desenvolvimento da depressão”, conta.  

Para identificar a doença, é preciso estar atento aos seus sintomas, que incluem: humor deprimido, desesperança, falta de interesse nas atividades cotidianas, alterações de apetite, perturbações do sono, cansaço, fadiga, sentimento de desvalia e culpa, entre outros. Com o tempo, dores físicas, desvio da funcionalidade social, mutismo, catatonia, além de tentativas e pensamentos suicidas, são algumas das consequências que a doença pode chegar.

Foto: Divulgação Freepik

O tratamento deve ser feito de forma clínica, com o acompanhamento de profissionais de psicologia e psiquiatria. Por apresentar desregulações químicas no cérebro, a medicação e a psicoterapia são essenciais neste tipo de transtorno.

Por causa de seu caráter psicológico — sendo um problema de desregulação de humor –, ainda existe, no senso comum, uma tendência a subestimar a doença. Além disso, o humor rebaixado, triste e desesperançoso, traz um estranhamento para as pessoas que estão ao redor do paciente. “Vivemos numa sociedade em que mostramos o bom, o belo, o jovem e feliz; não mostramos nossas dores nem nossas fragilidades. Isso demonstra fracasso e fraqueza. A depressão é considerada o ‘status maior de fracasso’, já que nela tudo é o oposto do que a sociedade nos exige”, diz a psicóloga.

Para que a sociedade entenda a importância do tema, Larissa explica que o primeiro passo é a conscientização de que um adoecimento mental é um problema crônico, e que precisa de tratamento especializado para a sua contenção e estabilização. “É preciso entender que essas doenças não são um atestado de fracasso ou fraqueza, mas uma condição existencial como qualquer outra que precisa de atenção e cuidado”, explica. Por fim, ela ressalta a importância do tratamento psicoterapêutico. “Este cuidado pode e deve ser viabilizado por profissionais de psiquiatria — por meio de medicações específicas – e da psicologia – por meio da ressignificação de padrões mentais e comportamentais”, conclui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *