Quantas vezes nos pegamos em situações, onde não queremos fazer alguma coisa, mas mesmo assim, fazemos com medo de dizer não e desagradar alguém? Você sabia que, para saber o real significado do sim, você precisa falar não?

Muitas vezes quando dizemos um sim por medo de desapontar alguém, acabamos gerando em nós, um sentimento de frustração, falta de piedade, e de falta de autoridade, diminuindo a nós mesmo, e se tornando cada vez menos produtivo. Por isso separei algumas dicas de como você pode se livrar dos traumas do não. Confira:

1. Dizer não te traz posicionamento e sinceridade

Ser sincero com as pessoas, ainda é a melhor maneira de se manter posicionado, a verdade nos traz um equilíbrio, e isso faz com que as pessoas não se sintam ofendidos com o não.

2. Dizer não te coloca limites

Muitas vezes quando nos damos conta de como o não nos faz bem, passamos a nos policiar, e dizer não para um monte de coisa errada que estávamos fazendo com a gente mesmo. Acordando tarde, comendo errado, indo a lugares indesejados, correndo sem ter necessidade, passamos a ter autodisciplina, porque criamos uma autoridade própria.

3. Dizer não te faz ser amado e respeitado

Ser amado e respeitado são necessidades do ser humano, e por isso muitas vezes dizemos sim sem querer, por medo de dizer não e ser rejeitado. E quando aprendemos a colocar nossa verdade, e vemos que independente do sim ou do não, o sentimento das pessoas não muda, passamos a nos sentir amado e respeitado, porque construímos em nós uma autoridade. Lembre-se, as pessoas não mudam com o seu não, elas só revelam quem elas são, as pessoas que realmente gostam de você, querem a sua verdade, não seu sim.

4. Dizer não te faz ser ouvido na essência

Ser generoso com você mesmo, é isso que você faz quando diz não, as pessoas olham e tendem a querer saber o porquê do não, assim você consegue fazer com que as pessoas te ouçam.

Quando simplesmente damos o sim, as pessoas não perguntam porque podemos fazer, mas quando dizemos não, rapidamente tentam entender o porquê da negativa, nos dando assim a oportunidade de ser ouvido na essência.

5. Dizer não te faz ganhar tempo

Pessoas que gostam de enrolar, tendem a buscar por pessoas que não sabem falar não, assim procrastinam suas obrigações, matam o tempo em volta de alguém que no fundo sabem que não tem coragem de te mandar embora, sabia disso?

Pessoas sinceras dizem que não podem atender, então rapidamente voltam para suas tarefas, sem perda de tempo, enquanto as que não sabem falar não, perdem tempo ouvindo o outro que não quer nada com nada.

6. Dizer não, não te torna mal-educado

As pessoas acham que para dizer não, tem que ser mal-educado, tem que ser negativo, e isso não tem nada a ver. Dizer não tem a ver com sua verdade, seu ponto de vista, e é possível expor tudo isso, sem ferir os sentimentos da outra pessoa.

7. Dizer não te torna mais maduro

Quando falamos não na hora certa, e para situações certas, mostramos nosso grau de maturidade independente da idade. Exemplo: um jovem que fala não para as drogas quando alguém lhe oferece, mostra o quanto ele é maduro para tornar suas próprias escolhas certas, um adulto que fala não para uma sociedade que ele não está seguro naquele negócio, mostra o quanto ele está de fato preocupada em poupar essa amizade de verdade. Então o não pode te livrar de muitos problemas futuros.

8. Dizer não tem a ver com amor

Quando um bebê segue engatinhando em direção ao forno quente, qual a primeira coisa que você fala? Não vai lá, porque você sabe que pode queimar.

Muitas vezes alguém que a gente ama, nos pergunta algo sério, e temos medo de dar nossa opinião e a pessoa se sentir contrariada. Não falamos a verdade, deixando ela se queimar. Então dizer não também tem a ver com amor.

9. Dizer não tem a ver com gerar ideias

Porque quando digo não para uma determinada situação, eu rapidamente tento ajudar essa pessoa a resolver isso de uma outra maneira, e assim surge outras ideias para solucionar o problema que eu não pude resolver naquele determinado momento.

10. Dizer não te faz desenvolver a cultura sim

A cultura do sim, tem a ver com dizer não? Como assim? Isso quer dizer que quanto mais eu me posiciono na verdade dos fatos, na honestidade com meu tempo, com o cuidado com as pessoas, enfrentando as situações de frente, falando não para tudo que não me serve, ou que não está no meu tempo, eu digo sim para mim. Crio a cultura do sim me colocando em primeiro lugar da minha vida, sendo sempre minha primeira escolha, e passando a amar o próximo como a mim mesmo!

A cultura do sim na sua vida, só acontece depois que você aprende a dizer não.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *