Sabemos que manter um relacionamento saudável e duradouro não é uma tarefa tão simples assim. Para que a relação prospere é necessário mais que amor e carinho, já que mesmo com bastante sentimento, alguns relacionamentos não duram. Personalidades incompatíveis, influências externas, princípios, são algumas dificuldades enfrentadas pelos casais durante o relacionamento.

No entanto, segundo o consultor de relacionamentos Rafael Lopes, desde que o casal esteja disposto e comprometido a fazer o relacionamento dar certo, essas são questões que podem ser resolvidas seguindo alguns passos e tendo algumas atitudes na relação.

“Muitas pessoas nem sabem, mas muitos dos problemas que enfrentam são causados por eles mesmos, ou seja, não têm consciência de que quem leva os problemas para o relacionamento são eles mesmo e acabam jogando a culpa em fatores externos, ou pior, no outro”, alerta.

O consultor listou 10 passos que todo casal deveria seguir antes de definitivamente partir para o divórcio. Confira:

1. Dê mais importância para as pequenas atitudes

“Valorize o que um faz pelo outro, o importante não é a grandeza do gesto, mas a intensidade do carinho e dedicação que há nele.”

2. Crie suas regras para momentos de conflito

“Conversem sobre como vocês se sentem quando estão sob estresse, situações conflituosas e pondere como gostam de ser tratados nessas situações.”

3. Tenha senso de humor e não leve tudo para o pessoal

“Façam piadas sobre vocês, riam das coisas do cotidiano e sejam felizes, mas, claro, até para o humor há limites. Não confunda falta de respeito com piada.”

4. Tenha sua individualidade e respeite a do outro

“Não é porque vocês são um casal que deixaram de ser individuais. Mantenha em si o que faz o outro se apaixonar.”

5. Saiba se comunicar ninguém consegue ler a sua mente

“Fale o que te incomoda, deixe claro seus pontos de vista e saiba ouvir o outro. Guardar sentimentos e frustrações não levam a nada.”

6. Não peça opiniões externas sobre seu relacionamento

“O relacionamento é dos dois, e não da família, dos amigos, dos colegas de trabalho. Saibam resolver os problemas entre vocês e não exponha-os a quem não pode ajudar.”

7. Seja flexível e não brigue para ter razão

“Nem tudo é motivo para briga, nem tudo merece ser levado tão a sério. Tempestade em copo d ‘água pode desgastar o relacionamento.”

8. Esteja presente

“Quando estiverem juntos, estejam de verdade juntos. Olhe nos olhos, conversem, se abracem. Não fiquem um ao lado do outro, mas com o celular em mãos, ou atentos à televisão. Importante é estar junto de corpo e alma.”

9. Não basear a sua felicidade no outro

“A grama do vizinho pode até parecer mais verde que a sua, mas só você pode cuidar do seu jardim. Cada pessoa, cada relacionamento é único e não é mirando na felicidade alheia que você vai ser feliz. Faça o seu caminho.”

10. Esteja sempre aberto a evoluir, aprender, respeitar e perdoar

“Relacionamentos são oportunidades de crescimento. A gente não nasce pronto, nem sabendo como ser perfeito em tudo, mas podemos aprender. Se você já teve outros relacionamentos antes do atual, use o que aprendeu para melhor o que você está agora. Mas atenção: não faça comparações!”, avalia. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *