Não é uma tarefa na fácil. Lidar com a perda de um ente querido, um animal de estimação, um amigo, o luto é um processo pelo qual infelizmente vamos ter que passar. Para quem fica, a morte é sinônimo de tristeza e perda.

Assim como todos os outros sentimentos, o luto deve ser vivido, compreendido e sentido para que possamos ir em busca do equilíbrio emocional interno que se abala quando um fato assim acontece. O problema é quando essa fase natural se torna bem mais difícil.

O processo é totalmente individual já que cada um interpreta a angústia, o vazio e a dor a sua maneira, mesmo qua outras pessoas compartilhem do mesmo sentimento. O luto é o reflexo da nossa capacidade emocional em lidar com momentos frágeis no nosso dia.

Fases do luto

As fases do luto se dividem em 5: negação, raiva, barganha, depressão e aceitação. Esses estágios foram elaborados pela psiquiatra Elisabeth Kubler-Ross e não acontecem necessariamente nessa ordem.

Geralmente para algumas pessoas as fases do luto podem acontecer em semanas ou meses e para outras duram anos. E não há como passar por esses estágios de forma linear. Pode ser que passemos por uma fase e sigamos para outra, mas em determinado momento voltamos para a primeira.

Dizemos que o processo de luto é bem sucedido quando superamos a perda e seguimos em frente. No entanto algumas pessoas tem mais dificuldade de passar por essa fase, o chamado “luto complicado”. Geralmente com pessoas que perderam amigos ou entes queridos de forma mais trágica.

Seguindo em frente

Dar continuidade às atividades que eram feitas antes do luto não é tão simples mas é extremamente necessário. Reorganizar os pensamentos, voltar às atividades, dar continuidade aos projetos, tudo isso faz parte de uma readaptação saudável.

Outros hábitos como tirar um tempo para si, conversar com as pessoas, passar mais tempo com a família e amigos, evitar se isolar, praticar exercícios físicos, também podem ajudar nesse processo de retomada da rotina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *