Praticar exercícios físicos regularmente traz inúmeros benefícios para a saúde, melhora a autoestima, e reduz os sintomas da menopausa. Isso mesmo! Os primeiros sinais da fase costumam aparecer perto dos 45 anos, e o corpo experimenta uma queda de dois hormônios; o estrogênio e a progesterona.

Quando isso começa já viu né?! Fortes ondas de calor, oscilação do humor, redução do metabolismo, irritabilidade, maior risco de osteoporose e alterações visíveis no corpo são só alguns dos mais comuns sintomas.

Mas tudo isso pode ser minimizado com a prática de exercícios físicos. O ideal é começar com 30 minutos diários de alguma atividade. Caminhada e natação são alguns dos exemplos.

Há quem opte por pegar pesado na academia e prefira um treino mais intenso, o que é de extrema importância, já que exercícios que exigem mais força, estimulam os ossos a captar cálcio, prevenindo a osteoporose.

Tá, mas quais exercícios fazer?! Listamos alguns para você começar agora mesmo.                                         

1. Caminhada

Foto: Divulgação Freepik

Um exercício prático que ajuda na reposição óssea e ainda na queima de calorias. Pode ser feito na esteira da academia, na beira da praia ou até mesmo perto de casa. 30 minutinhos no mínimo de três a quatro vezes na semana.

2. Dança

Foto: Freepik

Mexer o esqueleto, literalmente. Nas aulas de dança, você trabalha muito a coordenação motora e garante muito bem-estar. Os ritmos podem ser os mais diversos, e a atividade pode ser praticada na academia ou em praças públicas como acontecem em algumas cidades.

Se nada der certo, a sua sala pode virar uma bela pista de dança.

3. Musculação

Foto: Divulgação Freepik

Ótima opção para fortalecer os ossos e também os músculos. Os exercícios podem ser totalmente adaptáveis de acordo com sua rotina, sendo realizados de forma gradativa ou mais acelerada.

4. Hidroginástica

Foto: Divulgação Freepik

Fazer exercício e se refrescar ao mesmo tempo?! Nada melhor que isso. Além de agradáveis, as aulas de hidroginásticas trabalham todo o corpo durante os exercícios e não causam lesões nas articulações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *