Um novo estudo que analisou o que impede muitas pessoas de saírem de relacionamentos ruins sugere que elas fazem isso simplesmente porque acreditam que abandonar o parceiro ou parceira será maléfico para ele ou ela.

O estudo será publicado na edição de novembro de 2018 na revista Journal of Personality and Social Psychology, e explora a possibilidade das pessoas continuarem em relacionamentos simplesmente por dó do parceiro ou parceira e por acreditar que as coisas podem melhorar no futuro.

“Quanto mais dependentes as pessoas acreditavam que seus parceiros estavam no relacionamento, menos chances eles tinham de tomar a iniciativa de terminar”, diz Samantha Joel, pesquisadora principal, da Universidade de Utah (EUA).

Egoísta ou altruísta?

Outras pesquisas mostraram que a quantidade de tempo, dinheiro e emoções podem ser fatores que pesam na hora de optar por terminar o relacionamento ou não. Quem já investiu muito pode preferir insistir no relacionamento.

As pessoas também podem escolher continuar em um relacionamento ruim se a alternativa – ficar sozinho, as opções de parceiros em potencial, etc – parecerem menos atraentes. Nesses casos, a motivação é egoísta, mas os casos analisados na pesquisa mais recente mostra que as pessoas podem ser altruístas mesmo quando não querem mais estar com a outra pessoa.

Perigo de superestimar

“Quando as pessoas percebiam que seus parceiros estavam extremamente compromissados com o relacionamento elas tinham menor tendência de iniciar o término. Isso foi observado mesmo em pessoas que não estavam muito compromissadas em relacionamentos. De modo geral, não queremos ferir nossos parceiros e nos importamos com o que eles querem”, diz Joel.

Ao escolher ficar, o parceiro infeliz pode estar esperando que o relacionamento melhore. “Uma coisa que não sabemos é quão correta é a percepção das pessoas. Pode ser que a pessoa esteja superestimando o quão compromissada a outra pessoa está e quão doloroso o término será”, acrescentou a pesquisadora.

Mas continuar contra a vontade pode ser ruim por prolongar um relacionamento ruim. Além disso, quem quer ficar com uma pessoa que está a contragosto no relacionamento?


Hypescience: Por Juliana Blume

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *