Se cuidar é mais que um ato de carinho e podemos usar a liderança e motivação para mudar nossa vida.

Quando pensamos em saúde, imediatamente a nossa mente inicia algumas propostas e geralmente envolvem parar de comer, perder peso, perder barriga, perder cintura, não comer o que gosta, etc. Metas estipuladas de maneira equivocada geram frustração e se você quer saber o porquê, te convido a continuar a leitura, pode ser o que faltava para se tornar mais saudável.

Uma meta estipulada negativamente como “perder peso” não funciona, o cérebro nunca quer perder, ele quer ganhar. É muito importante criar um sentido positivo, por exemplo, “ganhar um corpo mais saudável”, ou “ganhar um corpo mais leve”.

Ao ler isso, sua mente já pensou diferente e você deve ir além. Determinar o que especificamente você quer, com dia, local e o que você ganhará ao atingir essa meta.

O exercício físico é na realidade um investimento intransferível, só você pode fazer por você, só você pode escolher um caminho de saúde e realização. Inúmeros estudos comprovam os benefícios que o exercício físico promove a saúde. Nem por isso, observa-se um aumento na aderência ao exercício físico e você sabe o porquê?

Por quê que as doenças que mais acometem a população, doenças do coração, diabetes, acidentes vasculares e problemas metabólicas, não apresentam sintomas e quando apresentam geralmente é tarde demais.

O estresse está cada vez mais presente e qual é realmente o problema de tudo isso?

O estresse inibe o crescimento e a regeneração dos tecidos corporais, a imunidade também é prejudicada, dores corporais se instalam, as noites tornam-se cheias de insônia e quem perde é a saúde, a beleza, a estética, ou seja, a mudança precisa ser de dentro para fora.

Lembre-se que eu iniciei falando de uma meta bem definida, ela tem que ser positiva e também acompanhada dos recursos necessários para acontecer. Que tal, você começar a imaginar como será o seu ambiente, o seu local de convívio com a essa meta atingida. Que tal, você imaginar como será ao comprar uma roupa nova, agora com mais saúde e mais auto-estima. E imaginar que dormindo melhor, você estará ativando um potente hormônio rejuvenescedor, melhorando a sua pele, o seu cabelo e até a sua unha.

Que tal imaginar, quem será você quando atingir essa meta, que tal ir até a data da conquista, olhar para trás, ver, ouvir e sentir, o que foi que você precisou acreditar para tudo se tornar-se uma realidade. Permita-se viver com mais saúde, alegria e auto-estima.


Giulliano Esperança é Personal Trainer e Diretor Executivo do Instituto do Bem-Estar em Rio Claro/SP, Bacharel em Educação Física UNESP/Rio Claro, Especialistas em Fisiologia do Exercício Unifesp/SP e Especialista em Marketing – Madia Marketing School, Master Coach Sociedade Latino Americana de Coaching.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *