O cérebro humano é a estrutura mais complexa e mais perfeita que existe. Nem a medicina, com todos os seus recursos, é capaz de entender 100% seu funcionamento. Sabemos que cada parte deste enigmático órgão tem uma função específica. Ao todo, os seres humanos possuem seis áreas-chaves: reserva cognitiva, atividade física, nutrição, sono, controle de emoções e relações sociais, as quais devemos dar atenção.

Uma boa alimentação, horas de descanso e a realização de atividades físicas são essenciais para a nossa saúde física, o mesmo vale para o nosso cérebro. Exercícios mentais como quebra-cabeças, os famosos sudokus e caças-palavras são importantes. Mas, ao meu ver, a melhor atividade é sair de casa, seja para caminhar, falar com um amigo, vizinho e até mesmo ir ao mercado comprar algo. O cérebro quando está exercitado ajuda na prevenção de doenças que afetam toda a estrutura psicológica como o Alzheimer e também traumas que possam desencadear a depressão.

Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em 2016, tivemos mais de 75 mil pessoas foram afastadas do mercado de trabalho por doenças mentais. Um levantamento realizado pela revista inglesa BMC Medicine, mostra que dentre os 18 países analisados, o Brasil é o líder no ranking da depressão. Outro dado alarmante é que aproximadamente 121 milhões de indivíduos estão depressivos no Brasil, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo 20% delas adolescentes entre 11 e 19 anos.

A manutenção da saúde mental do ser humano é importante e precisa ser feita diariamente. Existem diversas formas para manter sua mente saudável e a maioria delas é muito simples. A prática de desabafar ou conversar com alguém sobre seus problemas, ajuda a acalmar a mente em momentos de crise. Quando optamos por nos fechar, ocorrem desgastes mentais e emocionais que podem desencadear a depressão.

Com base na minha trajetória profissional, afirmo com toda certeza que agendar um bate-papo com um psicológico é a melhor solução para ajudar as pessoas a decifrarem os enigmas da mente e solucionar anseios. Talvez por desconhecimento, más experiências ou por puro ceticismo, algumas pessoas resistem procurar ajuda profissional, o que ocasiona uma piora no quadro depressivo.

Com uma escuta empática, analítica e interpretativa do que é dito, um psicólogo sempre estará disposto a ajudar, sem nenhuma opinião formada sobre o assunto, empenhado a entender o que o outro tem a revelar e também em mostrar o melhor direcionamento. Procurar por um aconselhamento profissional, pode ser a chave para uma mudança de vida. Não deixe de experimentar!


Milene Rosenthal é psicóloga especializada em Terapia Cognitiva com certificações em Cybercounsellor pela Universidade de Toronto e co-fundadora da TelaVita, marketplace de saúde que conecta profissionais da psicologia a pacientes. www.telavita.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *